JUCURUTU/RN
Considerando resultados de estudos de demandas realizados no Pronto atendimento do Hospital Maternidade Terezinha L. de Queiroz Santos visualizamos que algumas demandas que chegam a porta hospitalar são extrema relevância para a continuidade do cuidado na Atenção Primaria a Saúde. Olhando especialmente para Cuidado de hipertensos e Diabéticos. Com isso pensamos em estratégias para qualificar essa informação.
Apresentar o Fluxograma estabelecido para Compartilhamento do Cuidado de Usuários com Hipertensão e/ou Diabetes do Hospital Maternidade Terezinha L. de Queiroz para Equipes da Estratégia Saude da Família fortalecendo o olhar integral ao usuário.
Iniciando no Hospital quando identificado um usuário com alterações relacionados a Pressão Arterial e/ou glicemia compartilhará informações com a Equipe da Estratégia Saúde da Família correspondente por meio de uma planilha eletrônica compartilhada, a ESF iniciara a busca ativa do usuário para facilitação do acesso ao acompanhamento e/ou diagnostico da condição. Bem como estabelecendo no fluxograma completo das ações necessária para continuidade do cuidado da condição.
Pontos Importantes;
Fluxograma elaborado conjuntamente Hospital e APS:
Temporalidade de informação disponível 3 dias uteis;
Fortalecimento da integralidade do usuário;
Possibilidades de visualização de dificuldades de acessos;
Podemos sempre qualificar as informações de saude para melhoria continua do atendimento. Que se faz necessário pautar o acesso da população ao Hospital Maternidade Terezinha L. de Queiroz Santos bem como as Unidades Básicas de Saúde, possibilidade de ampliação do dialogo ACS e usuário.