Comunidade de Práticas

Total de acessos: 5.233
Início Busca avançada
Temas mais publicados: #APS #Boas Práticas #PlanificaSUS

Seminário Paraibano do PlanificaSUS destaca avanços na rede de cuidado materno-infantil e saúde indí

PB

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou, nesta quarta-feira (8), no auditório da Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba, o Seminário Estadual do PlanificaSUS, projeto executado em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde. O evento reuniu gestores, tutores e profissionais da 14ª Região de Saúde que atuam na Rede de Atenção à Saúde.
No seminário, foram apresentados os resultados alcançados com o projeto de planificação que possibilitou uma melhor estruturação e organização da Atenção Primária e na Atenção Ambulatorial Especializada, com o foco na linha de cuidado materno-infantil. De acordo com a secretária executiva de Saúde, Renata Nóbrega, a implementação das ações nos 11 municípios contemplados, tornou possível a redução de mortes maternas, infantis e ainda uma integração da atenção especializada com a atenção primária em saúde.
“É uma demonstração de que a organização da atenção primária, assim como na obstetrícia, com certeza traz melhorias na parte assistencial de organização dos fluxos, que automaticamente acaba proporcionando todo o cuidado qualificado às gestantes desde a atenção primária até a média e alta complexidade”, explicou.
Ao longo do segundo triênio, as atividades do PlanificaSus proporcionaram momentos de discussão e muitas mudanças no processo de trabalho das equipes e dos serviços, buscando uma operacionalização mais adequada às necessidades de saúde identificadas por cada município.
Para o gerente de Projetos e Novos Serviços da Diretoria de Atenção Primária e Redes do Hospital Albert Einstein, Márcio Paresque, o projeto é de grande importância para o fortalecimento do SUS nos estados. “Estamos tornando cada vez mais potente o papel da atenção primária como ordenadora da rede de atenção à saúde, como principal ponto de cuidado da população. E além disso, a gente vem trabalhando um novo modelo de atenção à saúde, que tem um foco no cuidado das condições crônicas de alto e muito alto risco. O ambulatório, nesse modelo, é um serviço que vem para trabalhar, para complementar o cuidado da atenção primária e garantir um cuidado integral e integrado”, pontuou.
De maneira exitosa, o PlanificaSUS foi executado em 64 unidades de Saúde, com um percentual de adesão de 100% da expansão de todos os serviços oferecidos à população na 14ª Região de Saúde, com destaque para a integração das equipes multiprofissionais de saúde indígena, na qual a Paraíba é pioneira.
O representante do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), órgão responsável por coordenar as ações e implementações das ações nos estados, Eugênio Vilaça Mendes, considerou que a Paraíba avançou, destacando-se na interação do subsistema de saúde indígena. “Aqui o trabalho está sendo bem avaliado, com bons resultados! Não é fácil trabalhar a saúde indígena dadas as diferenças e as

#APS #Secretaria Estadual de Saúde
6
4
14
Visualizações
Usuário e-Planificahá 7 meses

A Paraíba mostrando seu potencial e o belo trabalho que estão desenvolvendo. Que maravilha!!!!!

1 curtida
Usuário e-Planificahá 7 meses

Orgulho em fazer parte dessa história!

0 curtidas
Usuário e-Planificahá 7 meses

Foi maravilhoso.

1 curtida
Usuário e-Planificahá 7 meses

Esse seminário foi muito rico, presença de Eugênio, Márcio e Rebecca.

1 curtida

Usuário e-Planifica

Tutor Estadual APS

PB

Participantes

SobreContatoPolítica de PrivacidadeFAQ
e-Planifica® - Todos os direitos reservados. Design por Elleven Criatividade e desenvolvido por Kidopi Soluções em Informática.