Comunidade de Práticas

Total de acessos: 4.961
Início Busca avançada
Temas mais publicados: #APS #Boas Práticas #PlanificaSUS

Colegiado Gestor como estratégia para monitoramento do plano de ação

Itabaiana/SE - CSF Manoel Pereira de Andrade

A CSF Manoel Pereira de Andrade é uma UBS de expansão do projeto PlanificaSUS no município de Itabaiana/SE, com três ESF e uma equipe eMulti, localizada na zona urbana da cidade que iniciou a Etapa 1 em dez/2021. A medida em que as etapas iam avançando, a tutora, que não é profissional da unidade, sentiu a necessidade de consolidar o Colegiado Gestor para que os profissionais auxiliassem no monitoramento das ações propostas nas oficinas tutoriais.
A gerente não encontrou resistência dos profissionais para comporem o colegiado obtendo representações de todas as categorias profissionais. O primeiro encontro aconteceu em abril/22 com a pauta sobre as atribuições do Colegiado, estabeleceu-se a frequência mensal, todos aceitaram participar de um grupo de mensagens e indicar o suplente. No ano de 2022 foram realizadas mais quatro reuniões (jun/ago/set/nov) e no ano de 2023 três encontros (fev/jun/ago) até o mês de setembro. Dentre as questões trazidas para as pautas, as principais são sobre estrutura física da UBS, manutenção de equipamentos, processos de trabalho da recepção e serviços gerais, qualificação do registro médico no PEC, cronograma de ações coletivas, mapeamento do território, além do andamento das ações dispostas no plano de ação. Todas as reuniões são registradas em ata e a mesma é lida no início da reunião seguinte para que os profissionais e tutora informem o status da atividade discutida e pactuada.
Ficou constatado pelos participantes que, uma vez que as ESF somente se reúnem entre si, o colegiado gestor é uma oportunidade de diálogo institucionalizado entre as equipes para alinhamento dos processos de trabalho, como também com os demais profissionais que compõem a unidade (recepcionistas, serviços gerais, vigilantes e profissionais de enfermagem de apoio). Além disso, para a tutora, as reuniões são momentos de agenda protegida para a tutoria, uma ocasião oportuna para mediar o diálogo e proporcionar reflexão sobre os deveres pactuados durante as oficinas tutoriais.
Como desafio, o fato da estrutura física e aquisição e manutenção de equipamentos serem pontos relevantes para os profissionais e consistirem em ações fora de sua governabilidade traz a sensação do espaço não ser efetivo nesse sentido. Ressalta-se que todos os pontos levantados são levados até a gestão do município pela tutora. A frequência mensal das reuniões tornou-se inviável para a agenda de todos, entretanto estamos tentando manter bimestralmente. A UBS encontra-se com 70% do plano de ação executado com a meta de atingir 80% até o final do ano, com a certeza de que os encontros do colegiado gestor irão motivar a equipe para execução da meta proposta.

#APS #Boas Práticas #Construção Social da APS #Tutoria
6
0
13
Visualizações

Usuário e-Planifica

Referência Técnica Municipal

Itabaiana/SE

Itabaiana

SobreContatoPolítica de PrivacidadeFAQ
e-Planifica® - Todos os direitos reservados. Design por Elleven Criatividade e desenvolvido por Kidopi Soluções em Informática.