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Padronização de Instrumentos, no processo de integração da saúde mental à atenção primária.

CAXIAS/MA - regional

O presente relato de experiência tem como base a Padronização de Instrumentos, no processo de integração da saúde mental à atenção primária, na Região de Saúde de Caxias, pela Comissão Inter gestora Regional (CIR). O objetivo principal foi trabalhar a padronização e organização do atendimento em saúde mental na APS, com os gestores municipais, visando a institucionalização de instrumentos que buscam aprimorar a qualidade da assistência oferecida à população regional. A Atenção Primária como ponto central do projeto, Saúde mental na APS, compreendendo um conjunto de ações de saúde voltadas para a promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação, realizadas por uma equipe multiprofissional e direcionadas à população em um território definido. Ao longo das etapas do projeto, os profissionais passaram por formações e capacitações que, em médio prazo, resultaram na melhoria da qualidade dos atendimentos prestados aos usuários. Além disso, também foram trabalhados instrumentos para qualificação da gestão de base populacional, ampliação do acesso e aprimoramento da gestão do cuidado. A utilização desses instrumentos permitiu a padronização e a organização planejada dos atendimentos, otimizando os fluxos de trabalho, garantindo um cuidado mais eficiente e eficaz. Essa experiência evidencia a importância de investir na capacitação e no desenvolvimento dos profissionais de saúde, bem como na implementação de estratégias de organização e padronização dos serviços. Essas ações contribuíram para fortalecer a atenção primária e promover uma assistência de qualidade, mais acessível e próxima da comunidade.

#APS #Saúde Mental #Saúde Mental na APS #Processo de Trabalho Organizado #Gestão do Cuidado #Gerenciamento #Monitoramento da Implantação dos Processos #Monitoramento #Serviço de Saúde
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Usuário e-Planificahá 11 meses

Clennya, parabéns pelo processo de apoio e articulação junto aos gestores dos municípios. O papel da gestão para institucionalização dos processos de melhoria implantados é essencial.

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