Comunidade de Práticas

Total de acessos: 4.967
Início Busca avançada
Temas mais publicados: #APS #Boas Práticas #PlanificaSUS

Radionovela 'Planifica o meu coração' - Capítulo: A integração entre APS e AAE

Maringá/PR

Iniciado em 2021 na 15ª Região de Saúde do Estado do Paraná, o PlanificaSUS conta com uma série de atividades educacionais em cada uma de suas etapas. Estas são trabalhadas por meio de metodologias ativas, que visam problematizar a realidade vivida pelos profissionais de saúde para que busquem mudar/otimizar seus modos de trabalho para melhor atender a população.
Especificamente, na última (que ocorreu em agosto de 2023), o tema foi o Cuidado Centrado na Pessoa e a Integração entre as equipes de Atenção Primária em Saúde (APS) e Atenção Ambulatorial Especializada (AAE). E, para inovar na forma de expor os conteúdos para chamar atenção dos participantes ao tema, a equipe da 15ª Regional de Saúde escreveu e encenou, de forma criativa e bem- humorada, uma peça teatral para ilustrar um caso ‘A senhora Tereza na perspectiva da Atenção Centrada na Pessoa e na Integração entre Atenção Primária e Ambulatorial Especializada’, que poderia ser real nos serviços de saúde. Tal peça, foi encenada nos workshops das Unidades Laboratório.
Observou-se que, os trabalhadores das Unidades que participavam do momento puderam aprender e refletir sobre o tema de forma lúdica e divertida. Os aprendizados a partir dessa experiência, relacionam-se a pensar nas possibilidades para inovar nas atividades educativas, de modo a tornar os momentos mais leves, no entanto, mantendo a mesma densidade de conteúdo. Por fim, entende-se que a peça encenada, que foi gravada, pode servir como material didático para trabalhar os temas integração e acesso na APS e AAE.

#Acesso #Integração APS e AAE #Gestão do Cuidado
2
0
10
Visualizações

Usuário e-Planifica

Tutor Regional APS

PR

15ª Regional de Saúde - Maringá

SobreContatoPolítica de PrivacidadeFAQ
e-Planifica® - Todos os direitos reservados. Design por Elleven Criatividade e desenvolvido por Kidopi Soluções em Informática.