Comunidade de Práticas

Total de acessos: 4.967
Início Busca avançada
Temas mais publicados: #APS #Boas Práticas #PlanificaSUS

Adequação das Ferramentas do PlanificaSUS na APS Indígena da Paraíba

Baía da Traição/PB - UBS Indígena Manuel Higino da Silva

Na 14ª Região de Saúde da Paraíba, integrou o Distrito Sanitário Indígena (DSEI) no processo durante o Ciclo 2 do Projeto, estabelecendo Unidades Laboratórios da Aldeia Tracoeira como referência.
O objetivo deste trabalho é apresentar os principais processos de melhoria implementados a partir do PlanificaSUS na Unidade Básica de Saúde Indígena (UBSI).
Utilizou-se o portfólio como ferramenta de registro e reflexão, integrando o cuidado tradicional e intercultural às diretrizes do PlanificaSUS. Além disso, foram aplicados fluxos e diretrizes clínicas da Nota Técnica do Cuidado à Gestante da 14ª RS da PB.
Os resultados obtidos incluem a implementação da Classificação de Risco Familiar com base na Escala de Coelho Savassi, com adaptações para considerar a sentinela de risco de diarreia devido à baixa cobertura de saneamento nas aldeias, e monitoramento trimestral pela enfermeira. No tocante ao microprocesso da sala de vacina, diante da ausência de salas de vacina, foi estabelecida uma programação da quantidade de acordo com as subpopulações-alvo, incorporando uma agenda programada para a vacinação com apoio da busca ativa dos agentes comunitários indígenas. Outras melhorias incluem a implementação de Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) para segurança do paciente, um bloco de horas para vacinação e pré-natal, e a adaptação da ficha de classificação de risco das condições agudas para a unidade básica de saúde indígena. Além disso, a enfermeira realiza monitoramento mensal dos indicadores, incluindo percentual de gestantes estratificadas, identificação de hiperutilizadores e gestantes de alto e muito alto (A e MA) risco com planos de cuidados compartilhados com a Atenção Ambulatorial Especializada.
Os desafios identificados abrangem o transporte sanitário, dificuldades de acesso às aldeias, exames e outros obstáculos logísticos. No entanto, com a entrada do DSEI no processo de Planificação em 2021 e a utilização da diretriz clínica da ficha de estratificação de risco das gestantes, o acesso das gestantes indígenas de risco A e MA agora é assegurado dentro do fluxo instituído na Rede de Atenção Materno Infantil da 14ª RS da Paraíba, representando um avanço significativo no cuidado de saúde para essa população.

#Boas Práticas #Acesso #APS
6
3
10
Visualizações
Usuário e-Planificahá 4 meses

Olá, Cássia! Muito obrigada por compartilhar a experiência de integração do DSEI Potiguara aqui na Comunidade de Práticas. Esse é um desafio que está sendo muito especial por todos os significados que podem ser produzidos em termos de integração da população indígena paraibana à RAS. Parabéns pelos avanços elencados nos processos citados e vamos trabalhar para expandir esse caminho junto às outras equipes de saúde indígena, aprofundar o processo de integração dessas gestantes no AME Mamanguape e implantar novos processos rumo à APS forte e ampliada que a nossa população necessita. Parabéns à SES PB e aos municípios envolvidos nesse trabalho.

0 curtidas
Usuário e-Planificahá 4 meses

A Paraíba é pioneira na integração das equipes multiprofissionais de saúde indígena, vinculadas ao DSEI Potiguara. A inclusão das Unidades Laboratório da saúde indígena nos municípios de Baía, Rio Tinto e Marcação encontram-se na fase inicial, mas alguns resultados referentes à organização dos processos nessas unidades básicas de saúde indígena já podem ser observados. Essas equipes também estão integradas ao AME Mamanguape, garantindo uma melhor assistência aos povos tradicionais da região.

1 curtida
Usuário e-Planificahá 5 meses

A inclusão dos Polos Indigineas no Projeto PanificaSUS da 14ª RS da Paraíba tem melhorado o acessos das gestantes indígena de alto risco no AME e assegurado a integralidade do cuidado das mesma. Parabéns a todos os profissionais que aceitaram esse grande desafio.

3 curtidas

Usuário e-Planifica

Participantes

SobreContatoPolítica de PrivacidadeFAQ
e-Planifica® - Todos os direitos reservados. Design por Elleven Criatividade e desenvolvido por Kidopi Soluções em Informática.