Comunidade de Práticas

Total de acessos: 5.233
Início Busca avançada
Temas mais publicados: #APS #Boas Práticas #PlanificaSUS

Grupo terapêuticos voltados a saúde mental na Atenção Primária à Saúde –Experiência de Alexânia-GO

GO

O município de Alexânia-GO participa do projeto de planificação “Saúde Mental na APS” (PROADI-SUS, Albert Einstein) e tem dez Unidades Básicas de Saúde (UBS). No âmbito do projeto foi incentivada a expansão das intervenções psicossociais a partir das necessidades do território. Foram implantados grupos terapêuticos em todas as UBS com coordenação principal das enfermeiras.
Com objetivoos seguintes obejtivos:
- Facilitar o acesso ao cuidado em saúde mental
- Construção de solidariedade e soluções coletivas para as questões de saúde mental
- Fortalecer o papel da Equipe de Saúde da Família (EqSF) no cuidado em saúde mental
- Ofertar intervenções psicossociais baseadas nas necessidades de saúde da população
Considerando a crescente demanda por atendimento em saúde mental no município optou-se por iniciar em todas as UBS grupos terapêuticos, seguindo atividades propostas pelo projeto. Com base no diagnóstico situacional e na identificação da subpopulação foram definidos os perfis de cada grupo. Os públicos-alvos para cada território foram: mulheres, idosos, mulheres com ansiedade, hiperutilizadores, mulheres residentes em área rural, adolescentes e homens. Os grupos incluem um espaço de escuta, além de metodologias diversas como: caminhada, alongamentos, dinâmicas de grupo e psicoeducação.
Os grupos têm coordenação das enfermeiras, contando por vezes com a presença de outros profissionais da ESF. Esse fato permitiu uma maior responsabilização desses profissionais no cuidado em saúde mental. No início o processo gerou insegurança na equipe, mas o CAPS e a equipe Einstein passaram a apoiar a EqSF a partir de ações de matriciamento, aproximando a rede. Os 10 grupos implantados mobilizam em média 110 pessoas por encontro e houve o aumento na identificação da subpopulação, partindo de 760 pessoas (03/2022) para 3.841 pessoas (09/2023). No mesmo período a lista de espera para atendimento psiquiátrico diminuiu de 291 pessoas para 19 pessoas. Os participantes dos grupos relataram: melhora na qualidade de vida e autoestima; maior disposição para formação de vínculos sociais e com a equipe.
Aprendizados:
Os grupos terapêuticos têm o potencial de: diminuir a procura pela demanda espontânea na UBS, otimizar o tempo da EqSF, melhorar o acompanhamento das condições crônicas, prevenir doenças e aprimorar a execução dos planos de cuidado. Propiciam abordagens coletivas a questões coletivas, utilizando dos saberes da comunidade e fortalecendo sua capacidade no enfrentamento de problemas.

#Boas Práticas #Comunidade de Práticas #Geração de Evidências #Longitudinalidade #Gestão do Cuidado #Melhoria Contínua #Planificação #PlanificaSUS #APS #Saúde Mental na APS
4
4
14
Visualizações
Usuário e-Planificahá 7 meses

Parabéns Equipes de Alexânia!!!!
Com a potencia e compromisso de vocês, tem provocado mudanças e oportunidade para esta população o acesso dos cuidados com a saúde mental, tenho certeza que vocês estão fazendo a diferença para eles.

0 curtidas
Usuário e-Planificahá 8 meses

Parabéns Gisele!!!
A partir da experiência da planificação, os grupos representam um grande avanço no município e, consequentemente, na região. Parabenizo pelo empenho da gestão e das equipes neste processo!!!!

0 curtidas
Usuário e-Planificahá 8 meses

Muito bacana a experiência de vocês parabéns! O fato de vocês sistematizarem os resultados numéricos dá um peso ainda maior para o relato, dá para ter uma ideia do quanto as mudanças estão qualificando o cuidado.

0 curtidas
Usuário e-Planificahá 8 meses

Gisele, quanta potência, parabéns!
É inspirador ver como o município de Alexânia vem se comprometendo para promover cuidados em saúde mental de forma tão abrangente e a partir das necessidades da população.
A expansão de ofertas de intervenções psicossociais nas UBS é uma estratégia crucial para ampliação do acesso ao cuidado em saúde mental, fortalecimento da rede de apoio social e comunitária e para fortalecer o protagonismo dos usuários. A institucionalização dos grupos em todas as UBS e a condução principal pelas enfermeiras, são iniciativas que merecem destaque.

0 curtidas

Usuário e-Planifica

Referência Técnica Municipal

Alexânia/GO

Pirineus

Participantes

SobreContatoPolítica de PrivacidadeFAQ
e-Planifica® - Todos os direitos reservados. Design por Elleven Criatividade e desenvolvido por Kidopi Soluções em Informática.