Comunidade de Práticas

Total de acessos: 5.233
Início Busca avançada
Temas mais publicados: #APS #Boas Práticas #PlanificaSUS

QUATRO PAREDES MÁGICAS

BOA VISTA/RR - Centro de Referência de Saúde da Mulher Maria

Contextualização: O Modelo PASA está sustentado nas funções assistencial, educacional, supervisional e de pesquisa. Pode-se entendê-lo como “quatro paredes mágicas”, que se bem estruturadas conseguem integrar a RAS coordenada pela APS. O Centro de Referência de Saúde da Mulher Maria Luiza Castro Perin é referência estadual para PNAR e ergueu no patamar quatro paredes mágicas, tijolo com tijolo num desenho lógico.Objetivo: Relatar os avanços com a implantação dos macroprocessos da atenção ambulatorial especializada na linha de cuidado materno infantil do Centro de Referência de Saúde da Mulher localizado em Boa Vista/Roraima.Metodologia: Foram avaliados os macroprocessos avançados e a participação dos profissionais da linha de cuidado do ambulatório nas atividades do PlanificaSUS: Workshops, oficina tutorial, atividade de dispersão e o monitoramento do processo de tutoria. Nestas atividades são desenvolvidas competências, habilidades e atitudes para a transformação das práticas assistências da equipe multiprofissional. Dessa assertiva vem sendo implantadas as quatro funções essenciais: Assistencial educacional e supervisional/ apoio institucional e de pesquisa.Resultado e implicações: Observou-se que, das atividades desenvolvidas no ciclo 21-23, houve 100% de participação dos profissionais no processo. (Tabela I). Quanto as funções implementadas, a assistencial representou 100% de implantação, seguida da supervisional 77,38% e educacional de 20,23% (Tabela II). Ressalta-se que, apesar da função de pesquisa, ter apresentado 2,08% ela evidência importânte passo rumo a implantação do Núcleo de Pesquisa.

Tabela I
Atividades realizadas n.º % Participação dos profissionais
Workshops 6 100
Oficinas tutoriais 10 100
Alinhamento pré-tutoria 10 100
Monitoramento 20 100

Função Atividades realizadas
N absoluto %
Assistencial Processos 1 100
Educacional Entre profissionais ambulatório 43 20,23
Entre profissionais da APS 25
Supervisional Direta 10 77,38
Indireta 250
Pesquisa 7 2,08
Aprendizado: A experiência no ambulatório, mostrou que, quando as equipes participam das atividades propostas, cria-se ambiente de cultura organizacional, o que reflete nas atividades a serem implementadas. O PlanificaSUS facilitou o planejamento produtivo e colaborativo, e o entendimento do sentido da necessidade de mudança, permitindo o ambulatório ser integrado a RAS fortalecendo as “quatro paredes mágicas”

#Ambulatório
4
1
19
Visualizações
Usuário e-Planificahá 8 meses

Estou entre essas paredes, uhuhuhuh!

1 curtida

Usuário e-Planifica

Analista de Tutoria AAE

RR

CENTRO NORTE

Participantes

SobreContatoPolítica de PrivacidadeFAQ
e-Planifica® - Todos os direitos reservados. Design por Elleven Criatividade e desenvolvido por Kidopi Soluções em Informática.