Comunidade de Práticas

Total de acessos: 4.967
Início Busca avançada
Temas mais publicados: #APS #Boas Práticas #PlanificaSUS

Instrumentalizar os Profissionais da Atenção Primária a Saúde para a Gestão do Cuidado

Lagarto/SE - Unidade Básica de Saúde Givalda dos Santos Al

Lagarto, município localizado no Centro Sul do Estado de Sergipe, com mais de 105 mil habitantes, fica a 70 km da capital, Aracaju. Atualmente conta com trinta equipes de estratégia de Saúde da Família (eSF) e quinze Unidades Básica de Saúde (UBS), apresentando atualmente nove planificadas, sendo uma Unidade Laboratório (UL) e oito Unidades de Expansão (UE).
Após as Oficinas Tutorias da Etapa 3 e no decorrer da Etapa 4 (Gestão do cuidado da saúde), mais precisamente no Workshop, foram discutidos os seguintes pontos: barreiras de acesso, classificação e estratificação de risco, agendamento e cuidados aos usuários, despertando na equipe da UE, Unidade Básica de Saúde Givalda dos Santos Almeida, em especial os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), sobre a importância de todos estarem inseridos no processo de monitoramento da Gestão do cuidado.
Observando que as pactuações do Planifica SUS estão inseridas no PREVINE BRASIL ou vice-versa, foi resolvido aprimorar alguns instrumentos de monitoramento e avaliação que unisse os dois programas, com ênfase no Pré-Natal e puericultura, visto que a pactuação linha de cuidado priorizada do Estado é materno-infantil, incluindo outros indicadores como: Citologia Oncótica, Hipertensão, Diabetes, Nascidos Vivos e Óbitos. Os impressos foram adaptados pelos ACS e demais componentes da equipe, tornando-os melhor para o preenchimento e compreensão, ajudando, assim, quanto a avaliação dos indicadores em tempo real.
Acordado que no final do expediente os recepcionistas sinalizam para a Enfermeira ou Técnico de Enfermagem quanto aos faltosos e o profissional contata o ACS para averiguar o motivo da ausência do usuário e informar a data da nova consulta. Na semana da consulta o ACS realiza a visita domiciliar lembrando, ao cidadão, a data do atendimento, objetivando a diminuição do absenteísmo e garantindo a continuidade da assistência.
No dia do planejamento da eSF, a equipe analisa os dados para avaliar os indicadores e, caso seja necessário, elabora uma nova estratégia de acordo com a realidade e necessidade da área, assegurando a presença e acompanhamento do usuário.
Uma das estratégias para assegurar a melhoria da gestão do cuidado e com isso a qualidade de vida da nossa comunidade é a inserção dos ACS para a implementação e aprimoramento de novos instrumentos de monitoramento e avaliação dos indicadores e das tomadas de decisões do planejamento da equipe, pois, no Planifica SUS todos são protagonistas.

#APS
19
11
34
Visualizações
Usuário e-Planificahá 4 meses

Parabéns Ernania, você é sensacional!!!

2 curtidas
Usuário e-Planificahá 4 meses

Parabéns Ernania!!!

4 curtidas
Usuário e-Planificahá 4 meses

Parabéns pela explanação sobre o processo da instrumentalização dos nossos profissionais da APS para a Gestão do Cuidado. A execução do processo irá agregar muito aos conhecimentos adquiridos pelo PlanificaSUS como também com a vivencia da realidade local.

4 curtidas
Usuário e-Planificahá 5 meses

Parabéns, excelente ideia.

4 curtidas
Usuário e-Planificahá 5 meses

Maravilha ! Parabéns , adorei a ideia é já quero adquirir na minha equipe

4 curtidas
Usuário e-Planificahá 5 meses

Olá,
Ernania, parabéns pelo relato!
Ele é muito interessante e acredito que as estratégias descritas podem ser reproduzidas em outros cenários. Além disso, o relato destaca a integração da equipe e até mesmo elementos da melhoria contínua no processo de gestão do cuidado, muito bom!!!

4 curtidas
Usuário e-Planificahá 5 meses

Parabéns Ernania, seu trabalho é maravilhoso.

4 curtidas
Usuário e-Planificahá 5 meses

Parabéns aos responsáveis pelo projeto. É de suma importância que tais propostas venham somar a qualidade de vida dos usuários do SUS.

4 curtidas
Usuário e-Planificahá 5 meses

São iniciativas excelentes, fazendo a diferença Ernania , com certeza virá grandes frutos dessa plantinha com apoio mútuo e cuidado... Parabéns a todos envolvidos nesse maravilhoso trabalho. Avante Lagarto!

4 curtidas
Usuário e-Planificahá 5 meses

Parabéns a Ernania e toda a equipe pela iniciativa desse projeto lindo que veio para melhorar o fluxo nas ESF, trazendo uma maior qualidade de vida para população lagartense.

5 curtidas
Usuário e-Planificahá 5 meses

Parabéns Ernania e toda equipe por compartilhar a experiência, mostra que as atividades estão fazendo sentindo para os profissionais também.
Muito bom :)

5 curtidas

Usuário e-Planifica

Tutor Unidade APS

UBS GIVALDA DOS SANTOS ALMEIDA

Lagarto/SE

Lagarto

Participantes

SobreContatoPolítica de PrivacidadeFAQ
e-Planifica® - Todos os direitos reservados. Design por Elleven Criatividade e desenvolvido por Kidopi Soluções em Informática.