Comunidade de Práticas

Total de acessos: 4.964
Início Busca avançada
Temas mais publicados: #APS #Boas Práticas #PlanificaSUS

Roteiros Assistenciais - Ambulatório de Atenção Especializada à Saúde da Mulher e da Criança-AAESMC

Rondonópolis/MT

Relato de Experiência

A reorganização da Rede de Atenção à Saúde, por meio da Planificação da Atenção à Saúde (PAS), é uma proposta teórica metodológica que vem sendo implantada no Brasil, adotando o Modelo de Atenção às Condições Crônicas (MACC). O Projeto PlanificaSUS-MT, iniciou em Mato Grosso, em 2019, pela Região de Saúde Sul Mato-grossense e priorizou reorganizar a Rede de Atenção à Saúde materno-infantil em virtude da alta mortalidade materna no Estado. O objetivo deste relato de experiência é “Promover as ferramentas desenvolvidas pelo Ambulatório de Atenção Especializada à Saúde da Mulher e da Criança (AAESMC), no processo de organização da Atenção Primária à Saúde integrada a Atenção Ambulatorial Especializada na linha de cuidado materno infantil, na Região de Saúde Sul Mato-grossense, no período de 2019 a 2023.”, na perspectiva do tutor estadual da AAE, tutor regional da AAE, tutor municipal da AAE, analista da AAE e equipe multiprofissional. Trata-se de um relato de experiência, descritivo, exploratório. Por meio de videoconferências, foram realizadas reuniões direcionadas a construção dos roteiros assistenciais do AAESMC, compondo toda a Função Assistencial, dividida em compartilhamento do cuidado, ciclo de atendimento e ciclo de atenção contínua. A condução realizada pelo tutor estadual da AAE, contemplando 20 webs reuniões para construção inicial do roteiro de cada setor, 01 reunião presencial para apresentação e correção de cada roteiro e 01 reunião de validação dos roteiros pela equipe multiprofissional. Todo o processo de construção foi embasado em recortes vindos dos documentos base, “Diretrizes para Elaboração e Validação dos Roteiros de Atendimentos Na Atenção Ambulatorial Especializada”, “Roteiro para organização do ciclo de atenção contínua para a linha de cuidado materno infantil”, “Notas técnicas de Saúde da Criança e Saúde da mulher”, todos da SBIBAE e ainda Resolução CIR nº12/2022 - CIR Sul Mato-Grossense-MT. A construção dos roteiros aconteceu em agosto e setembro de 2023 e revelou que o cuidado foi facilitado na AAESMC, quando: O roteiro de cada setor definiu o foco de atendimento de cada profissional na função assistencial do AAESMC, as ações para o compartilhamento do cuidado, ciclo de atendimento e ciclo de atenção contínua; O roteiro das condutas assistenciais foi “desenhado’ na concepção e discussão individual e em equipe, em que as ações contidas nos checklists de atendimentos vieram agregadas de valor e sentido do profissional do AAESMC; O profissional entendeu-se diante de suas ações nos checklist de atendimento, evitando os retrabalhos no atendimento da gestante ou criança de alto risco, trabalhando na dinâmica multiprofissional. A PAS apresentou-se como um importante instrumento de gestão para o AAESMC na região de saúde Sul Mato-grossense. Acesse, estamos em fase de construção: "LINK EM BREVE"

#AAE #Ambulatório #Boas Práticas #Comunidade de Práticas #Gestão do Cuidado
9
11
21
Visualizações
Usuário e-Planificahá 4 meses

Que riqueza de processo, Guilherme! Aguardando o link em breve

1 curtida
Usuário e-Planificahá 5 meses

Parabéns a todos que contribuiram neste importante processo para a organização do Ambulatório de Atenção Especializada à Saúde da Mulher e da Criança!!!

0 curtidas
Usuário e-Planificahá 5 meses

Muito bom!! Esse apoio ao trabalho de organização é importante para os profissionais.

0 curtidas
Usuário e-Planificahá 5 meses

Parabéns Guilherme, obrigada por compartilhar seu conhecimento conosco.

0 curtidas
Usuário e-Planificahá 5 meses

Parabéns tutora regional, pelo seu apoio, gratidão!!!!: Shirley Daniella Lisboa Pereira!!!!!!!!!

0 curtidas
Usuário e-Planificahá 5 meses

Parabéns tutora regional, pelo seu apoio, gratidão!!!!: Shirley Daniella Lisboa Pereira!!!!!!!!!

0 curtidas
Usuário e-Planificahá 5 meses

Exatamente Aliny, os roteiros são um divisor de águas para a função assistencial do AAESMC!!!!!!!!!!!!!!Obrigaaaaaaaaaaaaaaadoooooooo pelo seu apoio!!!!

1 curtida
Usuário e-Planificahá 5 meses

Parabéns a todos que se esforçaram para que este trabalho acontecesse.

1 curtida
Usuário e-Planificahá 5 meses

Valeu ALINY DE OLIVEIRA PEDROSA, nós de Mato Grosso, temos um grande carinho e admiração pela sua participação em nosso projeto!!! Você é um presente em forma de analista para o nosso ambulatório, semana que vem é nossa ultima semana presencial com você, em nome de toda a equipe do ambulatório e do PlanificaSUSMT, que te agradeço da forma mais profissional que podemos te dizer, carregada de gratidão pelas sua contribuições a nós!!! Nosso muito obrigado!!!!!

1 curtida
Usuário e-Planificahá 5 meses

Parabéns equipe do AAESMC!!!

1 curtida
Usuário e-Planificahá 5 meses

Parabéns, Guilherme e toda a equipe do AAESMC!! Os roteiros de atendimento são essenciais no ciclo de atenção contínua, otimizam tempo, evitando retrabalho, direcionando o cuidado com conhecimento de núcleo e garantindo a interdisciplinaridade.

1 curtida

Usuário e-Planifica

Referência Técnica Estadual

MT

Participantes

SobreContatoPolítica de PrivacidadeFAQ
e-Planifica® - Todos os direitos reservados. Design por Elleven Criatividade e desenvolvido por Kidopi Soluções em Informática.