Comunidade de Práticas

Total de acessos: 5.233
Início Busca avançada
Temas mais publicados: #APS #Boas Práticas #PlanificaSUS

Xô infecção: Histórias em quadrinhos como estratégia para a aprendizagem sobre higienização das mãos

FLORIANO/PI

A segurança do paciente visa reduzir ao mínimo aceitável o risco de dano desnecessário associado ao cuidado em saúde. Uma das metas internacionais é a higienização das mãos, sendo sua instituição nos serviços de saúde uma forma de prevenir e controlar as infecções relacionadas à assistência à saúde, protegendo o paciente, profissionais de saúde e todos aqueles envolvidos nos cuidados aos usuários. Ademais, o desenvolvimento de ações educativas promove uma sociedade mais consciente e informada e o uso de tecnologias são ferramentas primordiais para a disseminação do conhecimento. Na perspectiva de ampliar o conhecimento sobre a higienização das mãos, foram construídas histórias em quadrinhos (HQ), englobando as técnicas e os momentos de higienização das mãos.
Assim, objetivou-se descrever as etapas de construção de histórias em quadrinhos, utilizando a tecnologia educacional para otimizar o processo de ensino e aprendizagem.
O relato, tipo participante, descreve as etapas de criação de histórias em quadrinhos, produzidas no período de julho a agosto de 2023, por profissionais de saúde e acadêmicos de enfermagem da Universidade Estadual do Maranhão, em Caxias do Maranhão. Foi desenvolvido em duas etapas: revisão para reunir e sistematizar o conhecimento, contribuindo para o aprofundamento do tema no material educativo, e a produção de storyboards de histórias em quadrinhos, que para sua produção, foram debatidos e estruturados os cenários, personagens e roteiro das falas que tiveram embasamento teórico no módulo 9 do PlanificaSUS, o qual trata da Segurança do Paciente na APS e na AAE. Para construção das histórias em quadrinhos, utilizou-se o programa canva.com, com linguagem clara e objetiva.
Foram produzidas duas histórias em quadrinhos, enfatizando as técnicas simples de higienização das mãos, e, os momentos em que tais atividades devem ser executadas. A primeira HQ abrangeu a técnica de higiene simples das mãos e envolveu os onze passos da efetivação do procedimento. Na segunda HQ, visando a segurança do paciente, seguiu-se os momentos: antes de tocar o paciente; antes de realizar procedimento asséptico; após o risco de exposição a fluidos corporais ou excreções; após tocar o paciente e após tocar em superfícies e objetos inanimados.
A estratégia potencializou a aprendizagem, sendo que poderá auxiliar os profissionais de saúde no trabalho de educação e saúde aos pacientes, promovendo maior segurança e empoderamento deles. A construção da HQ aborda uma nova forma de ensino, fazendo com que profissionais de saúde e discentes desenvolvam um raciocínio crítico e reflexivo quanto ao assunto abordado, agregando novas ideias e conhecimentos por meio de discussões. Fazendo uso do lúdico, as HQ tornam-se uma importante ferramenta pedagógica, contribuindo para superar possíveis desafios na educação e saúde.

#APS #Segurança do Paciente #Boas Práticas #SUS #Serviço de Saúde
1
1
72
Visualizações
Usuário e-Planificahá 8 meses

Que legal a iniciativa, Andreia! Fiquei curiosa para ver as HQs, elas estão disponíveis em algum link?

0 curtidas

Usuário e-Planifica

Analista de Tutoria APS

PE

CARUARU

Participantes

SobreContatoPolítica de PrivacidadeFAQ
e-Planifica® - Todos os direitos reservados. Design por Elleven Criatividade e desenvolvido por Kidopi Soluções em Informática.