Comunidade de Práticas

Total de acessos: 4.967
Início Busca avançada
Temas mais publicados: #APS #Boas Práticas #PlanificaSUS

ORGANIZAÇÃO DA SALA DE VACINA :O IMPACTO DA PLANIFICAÇÃO NOS INDICADORES DE VACINAÇÃO MUNICIPAL

Areia Branca/SE

Tudo começou assim... "ERA UMA SALA MUITO ENGRAÇADA, NÃO TINHA PROTOCOLOS NÃO TINHA NADA, NINGUÉM PODIA USUFRUIR BEM DELA NÃO! PORQUE NA SALA NÃO TINHA ORGANIZAÇÃO..." Dessa forma, iniciamos a aplicação do instrumento de microprocesso de vacinação na unidade laboratório e obtivemos os seguintes diagnósticos situacionais:
Grande parte da população, moradores dos povoados, não se vacinava nas suas equipes de referência e sim na unidade laboratório, localizada na sede do município, essa atua como principal sala responsável pelos imunobiológicos e distribuição dos mesmos ao município. Como consequências: vínculos prejudicados entre as equipes e população, desconhecimento das necessidades dos usuários e dificuldade de acesso, desorganização de horários, cronogramas, estrutura e ambiência, ausência de insumos, equipamentos, de protocolos municipais, inclusive de responsável técnico pela sala de vacina, eram inevitáveis baixos resultados de indicadores de vacinação.
Inicia-se uma jornada rumo a uma sala de vacina "construída" e fortalecida: O objetivo traçado foi implantar o plano de ação de forma exequível com ações planejadas e baseadas pelos instrumentos fornecidos através do planificaSus na etapa 2.2. E assim seguiram os passos da caminhada: reuniões com gestor e coordenações, com equipes, profissionais da enfermagem, com funcionários de apoio administrativos e comunidade. Em seguida, implantação de prontuário eletrônico e protocolos municipais, determinação de responsável técnico pela sala de vacina, treinamentos com toda equipe de estratégia de saúde da família, oficinas e capacitações. Dessa forma, obtivemos os seguintes resultados:
Em 2019 iniciado o processo de organização da sala de vacina. Com a utilização de instrumento para avaliação do micropocesso de sala de vacina em ênfase nas dimensões trazidas por esse instrumento, estávamos com 48% de resultado nas dimensões avaliadas, em 2023, após utilização desse mesmo instrumento chegamos a um percentual de 88% de dimensões executadas e resolvidas na sua totalidade, atingindo os parâmetros recomendados. No tocante a indicadores de imunização, referente ao programa Previne Brasil, o munícipio em 2020 no 1º quadrimestre estava com 34% de suas crianças menores de um ano vacinadas, um comparativo com o 1º quadrimestre de 2023 chegamos a 74% de alcance do referido indicador, significando um aumento de 40%. Importante frisar, que tivemos uma grande barreira por conta da pandemia Covid19 com as dificuldades organizacionais relativo a saúde, inclusive a vacinação. Obtidos no município outros grandes resultados tais como: Todas as equipes com controle de sua população alvo para vacina, fortalecimento do acesso e vínculo entre as equipes e comunidade, implantação de protocolo municipal de sala de vacina. Todas as unidades se beneficiaram com a planificação. E com o trecho final da parodia da música A Casa de V. Morais, finalizo “... TUDO FOI FEITO COM MUITO ESMERO, E NÓS SAIMOS DO MARCO ZERO..."

#APS #Processo de Trabalho Organizado #Acesso #Indicadores
9
5
28
Visualizações
Usuário e-Planificahá 4 meses

Parabéns equipe, pelo monitoramento da organização da sala de vacina e da cobertura vacinal! Com certeza vão colher muitos frutos e a satisfação dos usuários

0 curtidas
Usuário e-Planificahá 5 meses

Que relato incrível!!
Parabéns querida!! Viva a você pela condução e a toda equipe da UBS- CLINICA DE SAUDE DA FAMILIA DR CHRISTTIANNO O DE ALMEIDA.

Viva viva!!

0 curtidas
Usuário e-Planificahá 5 meses

Planificasus como indutor de melhoria de processos!

0 curtidas
Usuário e-Planificahá 5 meses

Parabéns Sheila, que lindo todo esse relato. Parabéns pelos avanços em Areia Branca.

1 curtida
Usuário e-Planificahá 5 meses

Olá, Sheila,
Gostei muito do seu relato, pois além de destacar os dados/informações que foram monitorados ao longo do processo, há também a paródia que possibilita uma leitura "leve" e bem agradável, parabéns!

3 curtidas

Usuário e-Planifica

Referência Técnica Municipal

Areia Branca/SE

Itabaiana

Participantes

SobreContatoPolítica de PrivacidadeFAQ
e-Planifica® - Todos os direitos reservados. Design por Elleven Criatividade e desenvolvido por Kidopi Soluções em Informática.