Comunidade de Práticas

Total de acessos: 4.964
Início Busca avançada
Temas mais publicados: #APS #Boas Práticas #PlanificaSUS

Plano de Expansão do CENTRO ESPECIALIZADO EM DIABETES, HIPERTENSÃO E INSUFICIÊNCIA CARDÍACA (CEDHIC)

Guará/DF - CEDHIC

O CEDHIC surgiu do Projeto “A organização da Atenção Ambulatorial Especializada em rede com a Atenção Primária à Saúde” (PlanificaSUS), em julho de 2019, com a assinatura do Termo de Adesão pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal ao projeto. Por meio do PROADI-SUS, executado pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, com vistas à implantação do Modelo de Atenção às Condições Crônicas (MACC), o projeto objetiva o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS) como coordenadora do cuidado em integração assistencial com Atenção Ambulatorial Especializada (AAE).

A linha de cuidado prioritária eleita foi a atenção à hipertensão arterial sistêmica (HAS) e diabetes mellitus (DM). Surgido na perspectiva de funcionamento como Ponto de Atenção Secundária Ambulatorial (PASA), o CEDHIC é composto por equipe multiprofissional, que atua de maneira interdisciplinar por meio da tecnologia de atenção contínua, com elaboração de um plano de cuidados integral e único para o usuário com condição crônica. O paciente alvo do ciclo de atenção contínua a ser encaminhado ao ambulatório MACC é aquele vinculado a uma UBS, acompanhado em todo processo saúde-doença em seus ciclos da vida, que seja portador de diabetes e/ou hipertensão arterial e estratificado como alto ou muito alto risco, conforme critérios definidos. O cuidado do usuário deve ser compartilhado entre as equipes da APS e AAE durante o período necessário para o alcance da estabilidade clínica, retornando para o acompanhamento pelas ESF, com o apoio da equipe especializada.

O CEDHIC foi implantado dentro da Policlínica do Guará, localizada no Hospital Regional do Guará (HRGU). Atualmente, o estabelecimento funciona 10h por semana, sendo às terças-feiras no horário de 07hs às 12hs e quintas feiras no horário de 13h às 18hs. Pretende-se ampliar a capacidade instalada com ampliação para 40 horas com horário de atendimento de segunda à sexta-feira de 7h às 12h e de 13h às 18h e com sua carteira de serviços completa até 2025.

O atual funcionamento do Centro Especializado em Diabetes, Hipertensão e Insuficiência Cardíaca - CEDHIC, é limitado pela disponibilidade de carga horária do quadro de profissionais que o compõem no momento e pelo espaço físico, ambos compartilhados com outros serviços, sendo o ambulatório tradicional da Policlínica Guará e o Ambulatório de Insuficiência Cardíaca Congestiva. Isso tem se constituído um dos obstáculos à oferta do serviço do CEDHIC às UBSs em expansão no processo de planificação. Inclui se como problemática a limitação de oferta de exames que compõem a carteira básica do modelo MACC.

Pretende-se por este documento apresentar objetivos prioritários para expansão do CEDHIC, demonstrar os indicadores associados à linha de cuidado, contextualizar o processo de planificação, expor recursos necessários para expansão e propor plano de ação para tais objetivos.

#AAE #Acesso #Ambulatório #Condições Crônicas #Diagnóstico Situacional #Integração APS e AAE #Expansão #Planejamento
5
3
15
Visualizações
Usuário e-Planificahá 3 meses

Que maravilha obeservar o que vai dando certo.

0 curtidas
Usuário e-Planificahá 5 meses

Experiência incrível. Parabéns pela metodologia do dimensionamento. Com certeza deve ser compartilhado e disseminado em outras regiões.

0 curtidas
Usuário e-Planificahá 6 meses

Muito importante pensar a expansão de um serviço de forma contextualizada! Parabéns CEDHIC!!!

0 curtidas

Usuário e-Planifica

Tutor Regional AAE

DF

Centro Sul

Participantes

SobreContatoPolítica de PrivacidadeFAQ
e-Planifica® - Todos os direitos reservados. Design por Elleven Criatividade e desenvolvido por Kidopi Soluções em Informática.