CAPELINHA/MG - CEAE Micro Capelinha
Tendo em vista o caráter Supervisional e Educacional do CEAE (Centro Estadual de Atenção Especializada), nós do CEAE Micro Capelinha entendemos a importância desses momentos de Matriciamento como promotores de compartilhamento de saberes, de integração entre APS e AAE, bem como entre os profissionais que compartilham o cuidado dos usuários. Devido o crescente número de encaminhamentos recebidos pelo serviço, a alta rotatividade de profissionais, e a necessidade de alinhar os fluxos de trabalhos inerentes ao alto risco para o CA de colo de útero, surgiu o Matriciamento "Salvando vidas com uma triagem ginecológica eficiente - Alinhamento do trabalho em Rede'.
Nosso encontro foi realizado no dia nove de agosto, das 07:30 hs às 11:00 hs, no Galpão Cultural de Capelinha/MG, com a presença dos Coordenadores, Médicos e Enfermeiros das 53 ESF da APS, juntamente com a equipe do CEAE. Os oito municípios que compõe a Microrregião de Saúde estavam presentes, sendo estes: Aricanduva, Capelinha, Chapada do Norte, José Gonçalves de Minas, Leme do Prado, Minas Novas, Turmalina e Veredinha. A Ginecologista do CEAE, Dra. Flávia Cordeiro, foi quem conduziu nossa manhã, integrando todos os profissionais nos diversos temas em que abordou, como: Prevenção/Detecção e diagnóstico precoce do CA de colo do útero - Promoção de saúde e qualidade de vida - IST- Critérios de encaminhamento ao CEAE (Alto risco para CA de colo de útero).
Com esse momento, a princípio, conseguimos alcançar uma participação efetiva de todos os municípios, que aproveitaram ativamente do momento, tirando suas dúvidas e fomentando novas informações, além dos profissionais da APS e AAE poderem se conhecer e trocar experiências. Esperamos ainda, que a triagem possa chegar ao CEAE mais efetiva, e que nossas usuárias possam ser captadas o mais precocemente possível, aumentando suas chances de um tratamento assertivo e eficiente, diminuindo cada vez mais os índices de câncer de colo de útero em nossa região.
Fica claro para nós, o quanto é importante que os serviços se aproximem e se conheçam, que esses vínculos possam ser estreitados, haja vista que saímos do evento com diversos profissionais solicitando o agendamento de visitas para realização de Interconsultas com nossa Ginecologista, e mais ainda a importância do Matriciamento e da educação permanente como forma de propiciar uma triagem eficiente e aprimorar o compartilhamento das usuárias, diminuindo por consequência os índices de câncer de colo de útero.
Olá, Samantha! Obrigada por compartilhar a experiência do CEAE Vó Marieta conosco. Ficamos muito felizes com o desenvolvimento da função educacional e supervisional do ambulatório. Vocês já conseguiram avançar no matriciamento no sentido de identificar quais profissionais serão matriciadores para o território? Conta para a gente como o CEAE está avançando nessa construção. Parabéns pela iniciativa!
1 curtidaParabéns a todos os profissionais, a integração dos serviços qualifica a assistência!
1 curtidaParabéns pelo trabalho! Quem mais se beneficia dessa integração é o usuário do serviço.
1 curtida