CAXIAS/MA - Secretária de Saúde
O município de Caxias-MA é o mais populoso dos 7 municípios da sua região de saúde.Caxias possui 56 equipes de saúde da família e 425 ACS. Destas,26 ESF fazem parte do Projeto Saúde Mental na APS.
Após realização do processo de tutoria da etapa 2,que teve como tema central "TERRITÓRIO E GESTÃO DE BASE POPULACIONAL",com objetivo compreender o modelo de gestão de base populacional e identificação da sub-população alvo,apresentou-se alguns instrumentos a serem implantados,como por exemplo a "Ficha Complementar-Sinais de alerta para o cuidado em saúde mental".Esse instrumento visa auxiliar os Agentes Comunitários de Saúde(ACS) na identificação dos usuários com necessidades de cuidados em saúde mental.
Após a apresentação deste instrumento,a Referência Técnica Municipal,juntamente com os tutores das Unidades de Expansão reconheceram a necessidade dos ACS serem orientados quanto ao uso do instrumento,considerando o manejo e a abordagem à população.Desta forma,a gestão do município enviou oficio ao Instituto Israelita Albert Einstein solicitando uma capacitação para os ACS a fim de qualificar a implantação do instrumento nos territórios.
Considerando a relevância de compreender quais as reais necessidades dos ACS sobre a implantação da ficha,a equipe de consultores externos,juntamento com a Secretaria de Saúde do município desenvolveu um formulário denominado"Avaliação do Mapeamento das Pessoas com necessidade de cuidado em saúde mental nos territórios" elaborado via formulário do Google,com questões avaliativas estruturadas e abertas sobre o uso e manejo da ficha.
Responderam ao questionário,170 profissionais da APS,todos do município de Caxias-MA.Após avaliação das respostas,verificou-se que 96 dos participantes eram ACS. Destes,75% informaram que tiveram acesso à ficha,37% já haviam aplicado a ficha,80% relatam que as perguntas do instrumento de mapeamento são compreensivas e 74% afirmam que estão recebendo apoio para utilização da ficha,mas que precisam de treinamento para aplicar.
A partir desses achados e como resultado desta avaliação,as referências técnicas da região e município,com apoio da equipe interna do projeto e dos consultores externos,elaborou uma oficina de capacitação dos ACS para aplicação da ficha visando suprir as lacunas visualizados no questionário aplicado.
Caxias está de parabéns com esta iniciativa, muito enriquecedora para o processo de trabalho do ACS! Livia, você teria as informações atualizadas do % de ACS ou equipes que já utilizam a ficha e o N de usuários mapeados?
0 curtidasMaravilhosa experiência e um ótimo trabalho realizado por uma exelente profissional. Sucesso!
0 curtidasmaravilhoso, e esse levantamento é muito importante tanto para APS quantos para as outras redes de saúde mental.
0 curtidasParabéns! Realmente é muito importante essa avaliação para que possamos melhorar.
0 curtidasTema super importante,implementado na etapa 2 que proporcionou mais segurança na aplicação da ficha complementar por parte do Acs
1 curtidaMuito importante esse projeto Livia Paiva!!!
os ACS são atores fundamentais do cuidado na atenção primaria, e começar por eles é uma estrategia muito boa para trazer esses pacientes para mais perto da atenção primaria e não só delegar esse cuidado a rede de saude mental isoladamente. Parabéns!!!
Parabéns! Este espaços de educação permanente foi de suma importância para ressignificar o uso do instrumento pelo ACS na sua rotina de trabalho e para o desenvolvimento de habilidades para a ampliação da escuta, percepção, observação e abordagem durante as visitas para identificação nas famílias de sinais de alerta para o sofrimento mental/psíquico.
2 curtidasMuito importante para ampliar o conhecimento do profissional.
1 curtida