Comunidade de Práticas

Total de acessos: 4.967
Início Busca avançada
Temas mais publicados: #APS #Boas Práticas #PlanificaSUS

Encontro com criança que fez transfusão sanguínea intra-útero há 6 anos.

Boa Vista/RR - Centro de Referência de Saúde da Mulher

Há 6 anos recebemos um feto com hidropsia. Mãe RH negativo, Coombs indireto positivo. Terceiro filho. A ultrassonografia sugeria anemia fetal e a placenta era anterior. Havíamos iniciado o ambulatório de Medicina Fetal e estávamos diante dessa difícil situação de um procedimento ainda não realizado em Roraima. Programamos a transfusão com 26 semanas (10 dias depois) e treinamos cada membros da equipe na sua função (fizemos com sangue O negativo, não tinha hemácias irradiadas). Deu certo, teríamos que repetir por volta de 28 a 29 semanas, tentamos de novo, mas não deu certo. Fizemos o parto.
Qual foi minha surpresa, a família entra em contato comigo porque a criança desejava me conhecer, 6 anos depois. E essa semana esse encontro aconteceu e foi incrível.
Essa criança nos ajudou ao primeiro passo, onde hoje temos mais pessoas desejando e fazendo medicina fetal, já realizamos outras 3 trasnfusões (2 com sucesso e 1 não), mas com hemácias irradiadas provenientes de Manaus, sendo hoje uma realidade possível para Roraima.
Perspectivas: inserir o exame de Coombs indireto em todos os municípios, inserir a imunoglobulina anti-D na gestação quando indicada e melhorar o planejamento familiar.
Obs.: essa gestante fez laqueadura. Em anexo a foto dessa linda menina, hoje, aos 6 anos.

Genteeeeeeee, esse relato demonstra que nosso trabalho em equipe é perfeitamente possível! Essa criança é a prova viva disso!

#Desfecho Clínico
3
0
9
Visualizações

Usuário e-Planifica

Equipe Unidade

CENTRO DE REF DA SAUDE DA MULHER MARIA LUIZA CASTRO PERIN

Boa Vista/RR

Centro Norte

SobreContatoPolítica de PrivacidadeFAQ
e-Planifica® - Todos os direitos reservados. Design por Elleven Criatividade e desenvolvido por Kidopi Soluções em Informática.