Comunidade de Práticas

Total de acessos: 5.468
Início Busca avançada
Temas mais publicados: #APS #Boas Práticas #PlanificaSUS

O ACESSO AOS SERVIÇOS DE SAÚDE POR MEIO DE SISTEMAS DE AGENDAMENTO DAS PESSOAS USUÁRIAS

TURMALINA/MG - UBS FELIPE AGUSTO DE SOUZA

O fortalecimento da atenção básica e a reorganização dos processos de trabalho, constitui-se hoje como uma das prioridades da Secretaria Municipal de Saúde do município de Turmalina.
A organização da agenda é um desafio para os profissionais da APS, e através das oficinas do Saúde em Rede, as unidades de saúde passaram por um processo de reorganização, onde houve mudanças no sistema de agendamento das unidades de saúde.
Antes da planificação, a maioria das vagas da agenda médica eram preenchidas com consultas previamente agendadas, em sua maioria, solicitadas pelos usuários e todas para o primeiro horário do dia, de forma que superlotava as unidades em determinado horário do dia e gerava muito tempo de espera e consequentemente insatisfação do usuário e profissional.
O mesmo acontecia com as mães que levavam seus filhos para procedimentos como vacinação de rotina e permaneciam por muito tempo na unidade.
As unidades adotaram o sistema de agendamento por bloco de hora, as equipes foram capacitadas e os usuários orientados quanto a nova forma de agendamento.
Foram eliminados da agenda os dias de atendimento por “dias de programas” pois tal forma dificultava o acesso ao usuário.
Podemos perceber através do sistema de agendamento um fluxo de atendimento mais organizado, menor tempo de espera e maior satisfação dos usuários e dos profissionais.
Salienta-se que a organização da agenda é fundamental para o acesso oportuno, evitando barreiras criadas pelos profissionais devido à dificuldade de fazer a gestão do tempo e da agenda.

#Acesso #APS #Boas Práticas #e-Planifica #Melhoria Contínua #PlanificaSUS #Monitoramento da Implantação dos Processos
13
5
24
Visualizações
Usuário e-Planificahá 10 meses

Bom dia, Rebecca! Tudo bem? A implantação do bloco de horas foi implantada em todas as unidades do município e, como você bem disse, inicialmente houve resistência por parte de alguns profissionais, desgaste por parte da população que estava acostumada com outra forma de organização. Com a propagação da experiência exitosa pela equipe que iniciou, serviu de motivação para as demais e, em relação a população, as equipes sempre utiliza de oportunidades para propagações de orientações em relação ao funcionamento das UBS, a maioria tem seguido essa organização. Percebe-se maior satisfação por parte dos profissionais bem como dos usuários que permanecem em menor tempo nas unidades. Abraço.

1 curtida
Usuário e-Planificahá 10 meses

Parabéns equipe! precisamos cada vez mais facilitar o acesso da pessoa usuária nos serviços de saúde!!!

1 curtida
Usuário e-Planificahá 11 meses

A Organização das Agendas dentro da unidade de saúde foi uma grande ganho para a população, hoje atuando enquanto Enfermeiro Assistencial RT da unidade laboratório, podemos perceber ao longo do tempo o grande ganho com a organização dos atendimentos em banco de horas, proporcionando mais conforto para a população e equipe com atendimento programado, e trabalhando a co-responsabilidade do cidadão com seu horario de atendimento...

1 curtida
Usuário e-Planificahá 11 meses

Olá, Madalena! Obrigada por compartilhar sua experiência conosco!
Parabéns pela iniciativa de implantação do bloco de horas. Muitas vezes esse trabalho provoca desgaste com os profissionais e com a população, mas você já traz alguns resultados relacionados aos resultados da implantação. Você conseguiu propor essa organização com as outras UBS do município? Como a população está reagindo a essa mudança?

1 curtida
Usuário e-Planificahá 11 meses

PARABENS! PLANEJAR E MONITORAR PARA MELHORAR O ATENDIMENTO DA POPULAÇÃO.

3 curtidas

Usuário e-Planifica

Tutor Unidade APS

POSTO DE SAUDE FELIPE AUGUSTO DE SOUZA

TURMALINA/MG

TURMALINA/MINAS NOVAS/CAPELINHA

Participantes

SobreContatoPolítica de PrivacidadeFAQ
e-Planifica® - Todos os direitos reservados. Design por Elleven Criatividade e desenvolvido por Kidopi Soluções em Informática.