Comunidade de Práticas

Total de acessos: 5.233
Início Busca avançada
Temas mais publicados: #APS #Boas Práticas #PlanificaSUS

2º Seminário sobre Manejo Clínico da Gestante na APS: fortalecendo a Educação Permanente em Saúde

MAMANGUAPE/PB - APS E AAE

Contextualização: Partindo da perspectiva da Política Nacional de Educação Permanente no contexto do Projeto PlanificaSUS, foi proposto o 2º Seminário Regional de Manejo Clínico da Gestante na APS, uma iniciativa do município de Mamanguape, sede do Ambulatório Regional de Especialidades (AME). A proposta contou com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde, Coordenação da APS, AME, Comissão de Residência Médica-COREME do Vale do Mamanguape, Secretaria de Estado da Saúde e equipe do PlanificaSUS. Objetivo: Relatar o processo de construção do 2º Seminário Regional de Manejo Clínico da Gestante na APS. Metodologia: A partir do monitoramento das causas de compartilhamento do pré-natal de Alto Risco entre APS-AAE na Região, identificou-se que a sífilis e a toxoplasmose são demandas recorrentes. Os temas foram abordados com uso de metodologias ativas, embasadas nas diretrizes clínicas, portarias e protocolos vigentes do Ministério da Saúde e das entidades médicas de referência. A atividade ocorreu em dois dias, 16 e 17 de maio de 2023, presencialmente, contemplando médicos e enfermeiros da APS dos 11 municípios da 14ª RS-PB, os quais foram divididos em duas turmas distintas, nas datas especificadas. Resultados: O Seminário contou com a facilitação dos preceptores da COREME e a participação ativa de 124 profissionais (incluindo gestores, preceptores, tutores e profissionais do ambulatório de alto risco e da APS). O momento qualificou o manejo adequado de cada caso, conforme o diagnóstico; à garantia do tratamento seguro e em tempo oportuno; à maior segurança dos profissionais quanto ao uso dos protocolos clínicos pelos profissionais na atenção e no cuidado. Aprendizados: As lições aprendidas reforçam a perspectiva da integração da RAS e seus atores para as ações de educação permanente, contribuindo na qualificação e aperfeiçoamento da prestação do cuidado.

#Educação Permanente em Saúde #Gestão do Cuidado #Integração APS e AAE #RAS #Qualificação do Cuidado
9
1
18
Visualizações
Usuário e-Planificahá 10 meses

Olá, Maysa! Obrigada por compartilhar a experiência do 2º seminário conosco. Você conseguiu nos apresentar muitas conexões importantes entre o fortalecimento da rede de atenção, a política nacional de educação permanente e a rotina de monitoramento dos serviços. A ação educativa também conseguirá trazer impacto pela abrangência junto aos profissionais dos onze municípios da região. Esperamos que vocês continuem monitorando as portas de entrada e encontrem resultados diferentes nos próximos meses.
Parabéns pela iniciativa!

4 curtidas

Usuário e-Planifica

Referência Técnica Municipal

MAMANGUAPE/PB

14ª REGIAO

Participantes

SobreContatoPolítica de PrivacidadeFAQ
e-Planifica® - Todos os direitos reservados. Design por Elleven Criatividade e desenvolvido por Kidopi Soluções em Informática.