Comunidade de Práticas

Total de acessos: 5.233
Início Busca avançada
Temas mais publicados: #APS #Boas Práticas #PlanificaSUS

Indicadores Previne Brasil: Planificar para Aprimorar!

TIJUCAS DO SUL/PR - João Maria Claudino

Nos anos de 2020 e 2021, com isolamento da população e a enorme demanda da saúde em atender à casos agudos e o pós-COVID. Com a pressão sobre o sistema, acabou se perdendo o acompanhamento dos usuários da atenção primária, o controle do território, pacientes crônicos descompensados ou novos pacientes ainda sem diagnósticos, descaracterizando o perfil de ESF. A adesão ocorreu em meio a necessidade de nortear a reconstrução da APS.
OBJETIVOS:
Desenvolver a competência das equipes para o planejamento e organização da atenção à saúde, com foco nas necessidades dos usuários e das populações sob a sua responsabilidade, baseando-se em diretrizes clínicas, de acordo com o Modelo de Atenção às Condições Crônicas e diretrizes do SUS.
MÉTODO:
Após adesão do programa PlanificaSUS, em dezembro do ano de 2021, iniciamos as etapas do programa, sendo elas compostas de oficinas tutoria, workshops, reuniões e oficinas.
RESULTADO:
Com a dedicação, as equipes ESF conseguiram mapear todo o território municipal, vinculando a população à sua ESF com cobertura 100% novamente, além de realizar novos cadastrados e atualizar cadastros.
Com a população novamente reconhecida pela Saúde municipal, as subpopulações foram definidas, estratificadas dentro das suas linhas de cuidado e acompanhadas sistematicamente pela equipe. Os pacientes tiveram menos casos de agudização da doença crônica, tendo maiores taxas de crônicos controlados. Essa compensação dos pacientes fez com que fosse possível trabalhar com demandas agendadas de acompanhamento, e ter menores buscas de atendimentos de livre demanda. Na unidade de saúde laboratório, com o andamento do PlanificaSUS foi verificada a necessidade de ser implementado o Programa saúde na Hora, 60 horas semanais para melhor atender a população vinculada. Assim, o cronograma de atendimentos organizado fez com que o agendamento do paciente não demorasse meses como acontecia, tendo essa mudança de paradigma em que o paciente consegue programar sua consulta com tempo de espera oportuno para atender a cada caso. Dessa forma, as ações de Prevenção e promoção à saúde tiveram espaço privilegiado, e a recuperação à saúde foi novamente implementada com os fluxos e protocolos estabelecidos e/ou reestabelecidos, gerando resolutividade. Para gerar resolutividade ainda investiu-se na capacitação de Educação permanente para as equipes.
CONCLUSÃO:
O reflexo desta ação pôde ser vista ao longo do ano de 2022, observando os dados do programa Previne Brasil relacionado ao desempenho do município. Tijucas do Sul/PR iniciou no primeiro quadrimestre do ano de 2022 com Indicador Sintético Final (ISF) de 4,12, ou seja, no 22º lugar da região metropolitana; no segundo quadrimestre já houve reflexo subindo o ISF para 8,98, sendo segundo lugar da região metropolitana; e no terceiro quadrimestre ficando em 1º lugar dos indicadores do programa Previne Brasil metropolitano do Paraná, com ISF de 9,63.

#Indicadores
4
1
18
Visualizações
Usuário e-Planificahá 10 meses

Parabéns Ananda Harthmann Smaniotto e toda a equipe do município de Tijucas do Sul/PR. Realizaram um belíssimo trabalho e essa experiência mostra o quão potente o PlanificaSUS Paraná pode ser para aqueles que de fato colocam em prática o proposto.

Parabenizo também a equipe da 2ª Regional de Saúde pelo empenho.

2 curtidas

Usuário e-Planifica

Tutor Unidade APS

UNIDADE DE SAUDE JOAO MARIA CLAUDINO

TIJUCAS DO SUL/PR

2ª RS METROPOLITANA

Participantes

SobreContatoPolítica de PrivacidadeFAQ
e-Planifica® - Todos os direitos reservados. Design por Elleven Criatividade e desenvolvido por Kidopi Soluções em Informática.