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COLEGIADO GESTOR COMO ESTRATÉGIA DE PROMOVER MUDANÇAS

GUARÁ/DF - UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE 03 DO GUARÁ

Diante dos desafios impostos ao gestor de Unidade Básica de Saúde (UBS), especialmente do Distrito Federal, e frente às dificuldades e entraves do SUS, viu-se a necessidade de implementar estratégias de mudanças nos modos de gerir, em conformidade com a Política Nacional de Humanização que estimula a comunicação entre gestores, trabalhadores e usuários para construírem processos coletivos, democráticos e participativos. Assim, o Colegiado Gestor foi construído na Gerência de Serviços da Atenção Primária Nº 03 do Guará (GSAP 3) com o objetivo de criar um espaço coletivo e democrático com função deliberativa para ampliar o grau de comunicação entre equipe/gestores/usuários e melhorar a qualidade do serviço. Como as UBSs Nº 03 e 05 do Guará, que fazem parte da GSAP 3, são unidades laboratórios do PlanificaSUS, o caminho para iniciar a implantação foi instrumentalizado pela planificação. Primeiramente, foi realizado uma reunião, explicando a importância do Colegiado como uma instância de negociação e pactuação coletiva no interior da organização. Logo, foi feito um levantamento com os possíveis nomes dos profissionais titulares e suplentes, englobando todos os setores da unidade, respeitando todas as categorias profissionais, inclusive de segurança e limpeza. Em seguida, foi registrado formalmente um documento, informando a implantação do Colegiado e a nomeação dos membros, conforme pactuado em reunião. Durante a primeira reunião, foi pactuado um regimento interno para melhor organização, como definição de dias e horários das reuniões, solicitações de pautas enviada previamente, tempo de fala, respeito a opinião do outro, rodízio de escrita da ata, divulgação da ata para todos da unidade, pontualidade, cronograma de reunião. A corresponsabilidade dos profissionais nos processos de trabalho e a sistematização de algumas práticas, foram resultados primordiais com a implantação do Colegiado, demonstrado no alcance de indicadores, do Programa Previne Brasil. Outro achado positivo, foi a melhoria da comunicação e integração entre os atores envolvidos. Além disso, a construção conjunta de monitoramento e avaliação de indicadores foi um diferencial. A construção de um plano de ação, foi o resultado crucial de construção coletiva para o aperfeiçoamento de processos de trabalho com avanços na territorialização, estratificação de risco familiar, estratificação de risco cardiovascular, projeto de educação permanente, conhecimento da demanda espontânea e programada da unidade e entre outros processos essenciais para a resolutividade da APS. Compreender as diversidades, conhecer e aceitar diferentes formas de pensamento, ideologias e costumes foi essencial na construção do Colegiado, tendo em vista, o espaço para declaração de autonomia dos profissionais. Por fim, se faz necessário refletir sobre os avanços, mas também as dificuldades, propondo estratégias motivadoras para efetivação de ações factíveis para o contexto na qual o território está inserido.

#APS #Boas Práticas #e-Planifica #Gerenciamento #SUS #UBS #Serviço de Saúde
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