Comunidade de Práticas

Total de acessos: 4.967
Início Busca avançada
Temas mais publicados: #APS #Boas Práticas #PlanificaSUS

Integração entre as equipes ESF e ESB nos atendimentos das gestante, hipertensos e diabéticos

Brasília (Asa Sul)/DF - UBS 02 RF1

Somos Unidade Lab. da Planificação. Através de uma das ferramentas (digo eu), mais importantes apresentadas pelo processo da Planificação, o Colegiado Gestor. Foi criado com representantes de todas as categorias e realizamos reuniões semanais com o objetivo de discutir/implementar processo de trabalho. Uma das demandas mais discutidas era a Saúde Bucal, porém nunca chegávamos a um consenso. Mas, no decorrer do processo tivemos êxito e conseguimos implementar alinhamentos e pactuações entre as 3 Esf e a SB, conforme abaixo:
Primeira fase: Horários protegidos nas agendas da Equipe de Saúde Bucal para agendamento de gestantes.
As vagas ficam disponíveis para as ESF, que realizam o agendamento das gestantes sem que precise entrar em contato com a ESB.
Ficam disponíveis 5 vagas por período para primeira consulta odontológica de gestante.
Finalidade: Evitar/controlar problemas de saúde bucal nas gestantes, que, devido a alterações hormonais, sofrem alterações na cavidade oral que as deixam mais suscetíveis a problemas de saúde bucal.
Problemas de saúde bucal na gestante podem prejudicar a saúde da criança
Mudanças de padrões comportamentais na gravidez refletem na saúde bucal da criança.
Segunda fase: Acompanhamento odontológico para os pacientes hip.e dia da atenção secundária (CEDIHC)
As ESF encaminharam para a ESB uma lista com os pacientes hipertensos e/ou diabéticos com maior risco e dificuldade de controle e que são acompanhados pela atenção secundária (CEDIHC).
A Equipe de SB entrou em contato com estes pacientes e os agendou para acompanhamento odontológico.
Finalidade: Disponibilização de atendimento odontológico para pacientes hipertensos e diabéticos com maior risco de agravos e investigação de possíveis focos de infecção que contribuam para a dificuldade de controle da glicemia; Controle dos problemas de saúde bucal destes pacientes, tendo em vista da maior suscetibilidade de pacientes descompensados a ter problemas de saúde bucal.
Terceira fase: Acomp. Odontológico para demais os pacientes hipertensos e diabéticos acompanhados pelas ESF.
Horários protegidos nas agendas da Equipe de Saúde Bucal para agendamento de pacientes hipertensos e diabéticos acompanhados pelas ESF.
As vagas que inicialmente ficavam disponíveis para as ESF agendarem as gestantes passaram a ser também disponibilizadas para que as ESF agendem diretamente na Equipe de Saúde Bucal os demais pacientes hipertensos e diabéticos.
Finalidade: Disponibilização de atendimento odontológico também para pacientes hip/diabeticos com menor risco de agravos. Tratar/prevenir problemas de saúde bucal que, além de interferir na qualidade de vida destes pacientes, possam vir a agravar o problema de saúde que já possuem.
Resultados Consolidados: Maior integração entre a ESB e ESF.
Oferta de tratamento odontológico com maior equidade, ao facilitar o acesso aos pacientes com condições de saúde com maior risco de agravos.Melhora do quadro de saúde bucal e geral da população cadastrados

#Gestão do Cuidado #APS #Condições Crônicas #Boas Práticas #Processo de Trabalho Organizado #Qualificação do Cuidado #Saúde Bucal #PlanificaSUS
3
0
11
Visualizações

Usuário e-Planifica

Tutor Unidade APS

UBS 02 - Riacho Fundo I

Riacho Fundo I/DF

Centro Sul

SobreContatoPolítica de PrivacidadeFAQ
e-Planifica® - Todos os direitos reservados. Design por Elleven Criatividade e desenvolvido por Kidopi Soluções em Informática.