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Atendimento integrado promove qualidade de vida aos pacientes da rede pública de saúde do DF

GUARÁ/DF - CEDHIC

Compartilhamos com todos um trecho de uma reportagem feita por Berllany Mourão e Karinne Viana, da Agência Saúde-DF | Edição: Fabyanne Nabofarzan sobre o funcionamento do CEDHIC:

"Aos 67 anos, Joaquim Marques tem uma rotina bem definida para tratar o diabetes. Ele controla a alimentação, faz atividade física e mede os níveis de insulina no sangue diariamente. Além disso, realiza exames e segue à risca as orientações médicas recebidas pela equipe multidisciplinar do Centro Especializado em Diabetes, Hipertensão e Insuficiência Cardíaca (Cedhic), localizado no Hospital Regional do Guará (HRGu). A cada três meses, ele é acompanhado por médicos e profissionais de enfermagem, nutrição, assistência social e fisioterapia.

“O atendimento aqui é nota dez. Há dois anos faço esse acompanhamento. Após ser atendido na UBS 3 [Unidade Básica de Saúde], fui encaminhado para cá. Há mais de 20 anos eu não tinha sido tão bem atendido”, conta Joaquim.

Há dois anos, Joaquim Marques, 67, trata o diabetes com profissionais do Centro Especializado em Diabetes, Hipertensão e Insuficiência Cardíaca (Cedhic), localizado no Hospital Regional do Guará.

Assim como ele, outros 56 pacientes da rede pública do Distrito Federal – diagnosticados com diabetes, hipertensão e insuficiência cardíaca - recebem, mensalmente, atendimento personalizado e de forma integrada no Cedhic. O objetivo é melhorar a qualidade de vida dessas pessoas. O Centro é responsável pelos cuidados dos usuários adultos e idosos que possuem essas doenças crônicas com alto ou muito alto risco.

Ao chegar ao local, o paciente passa pela triagem e pela sala de acolhimento, onde são verificados os sinais vitais como frequência cardíaca, pressão arterial e temperatura, além de medidas, como peso, altura e circunferências da barriga e tornozelo, por exemplo. Após essa primeira etapa, segue para a sala de enfermagem, como explica a enfermeira do Cedhic, Glenda Cesário.

Na triagem do Cedhic, Joaquim foi atendido pela técnica de enfermagem, Maria Elza Coutinho. Por lá, foram verificados sinais vitais como pressão arterial, frequência cardíaca e temperatura.

“Realizamos o atendimento de forma totalmente integrada. Reforço a orientação que o médico passou, verifico as solicitações de exames, tiro dúvidas do paciente, pergunto sobre sintomas, administração de medicamentos e, no caso do Joaquim, que é diabético, verifiquei se a aplicação da insulina estava sendo feita de forma correta e no local adequado. Fazemos também o que chamamos de análise para ajudar no rastreamento do pé diabético”, detalha a profissional."

Para ler a reportagem na íntegra, acesse: https://www.saude.df.gov.br/w/atendimento-integrado-promove-qualidade-de-vida-aos-pacientes-da-rede-p%C3%BAblica-de-sa%C3%BAde-do-df

Para assistir ao vídeo feito pela reportagem no Instagram, acesse: https://www.instagram.com/reel/CuPBC0pgAKs/?igshid=M2MyMzgzODVlNw==

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