Comunidade de Práticas

Total de acessos: 5.233
Início Busca avançada
Temas mais publicados: #APS #Boas Práticas #PlanificaSUS

Refletindo sobre o acesso da população ao Hospital Maternidade Terezinha L de Queiroz Santos

JUCURUTU/RN

Jucurutu/RN população estimada de 18 mil/hab. tem como principais portas de entrada 9 Equipes da ESF/ESB e a unidade hospitalar que também se configura como a porta de acesso as urgências/emergências 24hs do território. Considerando que o município faz parte do Projeto PlanificaSUS APS, estando na fase de expansão do projeto para todas as UBS do município, surge a necessidade de refletir sobre o acesso da população aos serviços de saude tanto da APS como dos outros pontos de atenção. Com isso, realizamos o estudo da população que acessou a porta 24hs do Hospital Maternidade Terezinha L de Queiroz Santos no período de setembro de 2022. O objetivo principal é conhecer o perfil da população com vistas a refletir sobre a melhoria da oferta dos serviços para atenção à saúde. Utilizado a ficha de Atendimento já existente na unidade como fonte de coleta de informações, as fichas são preenchidas para todos que chegam a procura de atendimento, separamos em 2 grupos de informações, atendimentos efetivamente de Urgência/Emergência e atendimentos ambulatoriais gerais. Do grupo de atendimentos efetivamente de Urgência/Emergência contabilizamos sexo e faixa etária. Do grupo de atendimentos ambulatoriais gerais, contabilizamos sexo, faixa etária, faixa de horário de acesso, separamos 4 faixas de horários para o estudo (00:01hs as 06hs – 06:01hs a 12hs – 12:01hs as 18hs – 18:01hs as 00hs) e Equipe da ESF de referência dentre as 9 equipes do município e ainda se não é do município. Compilados em uma Planilha Eletrônica para facilitar a análise dos dados, pois possibilita diversos filtros de dados. O Estudo apontou que 79,9% da demanda são de ambulatório geral e 20,1% são de Urgência/Emergência, apresentou o maior público do perfil de urgência/emergência masculino, enquanto do ambulatório geral é feminino, o horário com maior fluxo de ambulatório é entre 6hs as 12hs da manhã, o dia de maior frequência do ambulatório geral é a sexta feira, 72% do ambulatório são usuários da zona urbana do município, foi feira a análise de quanto cada Equipe da ESF representa de desse ambulatório e qual o percentual de acesso comparado com a população adscrita. Conclui-se que o estudo oportunizou o amplo diálogo com a Gestão Municipal e com as Equipes da ESF sobre diversas reflexões da relação oferta e demanda, como quantidades de profissionais, quantidade de atendimentos, acolhimento com classificação de risco, agendamentos, atenção as condições crônicas, em todos os pontos da rede. Com os resultados do estudo visualizamos também a necessidades do fortalecimento das ações de educação em saude para população em diversas vertentes. Percebemos também a limitação do estudo nesse momento por só ter traçado o perfil e não detalhado causas para que pudéssemos também trabalhar nessa linha, por isso fica como sugestão de aprofundar o estudo recepcionando também as informações de pôr quais causas os usuários procuram a unidade para enriquecer a atenção a saude do nosso município.

#Acesso #Eventos Agudos #Planejamento
4
2
21
Visualizações
Usuário e-Planificahá 10 meses

Obg Rebecca, e já estou alinhando para fazermos um estudo nessa pespectiva, tivemos uma reunião com os medicos da APS semana passada e ja demandaram tambem essa visão.

Vamos a frente construindo o SUS que precisamos.

1 curtida
Usuário e-Planificahá 11 meses

Olá, Lidja! Você fez um exercício muito interessante ao olhar para a rede de serviços do município. Parabéns! Sugiro que você aprofunde o estudo a partir da produção ambulatorial desses serviços, para compreendermos se parte dessa procura poderia ser resolvida na APS e por qual motivo os usuários teriam procurado o hospital como porta de entrada preferencial. Com esse estudo, você pode direcionar as necessidades de Educação Permanente para os profissionais de toda a RAS e induzir que eles utilizem as mesmas diretrizes clínicas, pensando na lógica do microssistema clínico, na integralidade e na continuidade do cuidado. Conte comigo!

1 curtida

Usuário e-Planifica

Tutor Unidade APS

UNIDADE SAUDE DA FAMILIA FRANCISCO PETRONILO DE ARAUJO

JUCURUTU/RN

4ª REGIAO DE SAUDE - CAICO

Participantes

SobreContatoPolítica de PrivacidadeFAQ
e-Planifica® - Todos os direitos reservados. Design por Elleven Criatividade e desenvolvido por Kidopi Soluções em Informática.