Comunidade de Práticas

Total de acessos: 4.967
Início Busca avançada
Temas mais publicados: #APS #Boas Práticas #PlanificaSUS

Oficina de formação de tutores: o uso da metodologia de estações/simulação realística

PR

A partir da vivência dos Tutores Regionais e Municipais, especialmente, durante os encontros de formação de Tutores Municipais e AAE, notou-se a necessidade de usar metodologias mais ativas/participativas, que permitissem ao processo ensino-aprendizagem otimizar as atividades de dispersão e facilitar o engajamento/continuidade destas, nas realidades locais. A equipe de Tutores Regionais optou por reorganizar o processo de ensino-aprendizagem, especialmente na Etapa Segurança do Paciente. O público-alvo foram os tutores das Unidades de APS e AAE e Referências Municipais da Vigilância Sanitária. A organização da Oficina com duração de oito horas, ocorreu da seguinte maneira: No período da manhã, foram explanados aspectos teóricos em relação ao: a) Núcleo de Segurança do Paciente; b) Boas práticas em Central de Material Esterilizado e; c) Planilha de Gerenciamento de Risco. Nestes momentos, foi aplicado o método de aula expositiva dialogada com perguntas abertas aos participantes e entrega de pequenos brindes a quem se dispusesse a responder. No período da tarde, entendeu-se que os conteúdos poderiam ser trabalhados usando método semelhante à simulação realística. Assim, os participantes foram divididos em seis grupos menores e direcionados para salas/estações conduzidas por servidores da Regional de Saúde. Tutores e referências da Vigilância Sanitária do mesmo município ficaram mesmo grupo, para pensarem conjuntamente em como operacionalizar as propostas em suas realidades. A organização foi: Estação 1 - Boas Práticas de Imunização – abordados a partir de problematização de erros de imunização ocorridos/notificados no E-sus notifica; Estação 2 - Boas Práticas de Saúde Bucal – ofertado aos participantes um breve material teórico e, durante a explanação, eram inseridas problematizações e os profissionais discorriam sobre; Estação 3 - Boas Práticas e Segurança na limpeza e higiene das Unidades Básica de Saúde (UBS) e AAE – os participantes foram estimulados, a partir de uma situação/problema, a construírem um plano de trabalho para desenvolver na Unidade; Estação 4 - Núcleo de Segurança do Paciente e Plano de Segurança – trabalhado a partir de roteiro pré estruturado em que fizeram/treinaram a composição do núcleo e do Plano; Estação 5 - Roteiro do Giro (diagnóstico nos serviços de saúde da APS e AAE) – os participantes foram estimulados a se transportarem mentalmente para suas realidades e pensarem nas necessidades do serviço; Estação 6 - Planilha de Gerenciamento de Risco – os participantes que foram estimulados a refletirem e preencherem. Cada um dos seis grupos se direcionou à estação indicada a partir da divisão prévia durante o período de 30 minutos e partir disto 'giraram' em todas. Resultados alcançados: tal organização permitiu que os participantes ficassem mais à vontade e interativos para esclarecerem duvidas, além de poderem iniciar as atividades que fariam posteriormente de forma integrada (APS e Vigilância Sanitária).

#Processo de Tutoria #Segurança do Paciente
2
1
16
Visualizações
Usuário e-Planificahá 7 meses

Parabéns equipe de tutores regionais da 15ª Regional de Saúde de Maringá e tutores municipais e do ambulatório da região pela dedicação nesse processo. O PlanificaSUS Paraná tem sido um grande aprendizado para todo o estado!

1 curtida

Usuário e-Planifica

Tutor Regional APS

PR

15ª Regional de Saúde - Maringá

Participantes

SobreContatoPolítica de PrivacidadeFAQ
e-Planifica® - Todos os direitos reservados. Design por Elleven Criatividade e desenvolvido por Kidopi Soluções em Informática.