Comunidade de Práticas

Total de acessos: 4.967
Início Busca avançada
Temas mais publicados: #APS #Boas Práticas #PlanificaSUS

Importância da Sinergia entre Projetos no Pré-Natal de Alto Risco

Boa Vista do Ramos/AM - UBS Hermínia Maria Simões

A UBS Hermínia Maria Simões no município de Boa Vista do Ramos (BVR) está no PlanificaSUS como Unidade Laboratório da APS, onde a Linha de cuidado escolhida foi a Materno Infantil. BVR é um município ilhado, no Amazonas, de pouco mais de 20 mil hab e não possui médicos especialistas. A gestão do cuidado às gestantes de alto risco na APS segue as orientações da NOTA TÉCNICA PARA ORGANIZAÇÃO DA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE COM FOCO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE E NA ATENÇÃO AMBULATORIAL ESPECIALIZADA, realiza a Estratificação de Risco Gestacional para todas as gestantes, Plano de Cuidado, Plano de Autocuidado Apoiado, porém o compartilhamento com a AAE enfrenta o desafio da distância de mais de 4 horas de um obstetra. O Projeto TelePNAR Amazonas que tem como objetivo o telemonitoramento de Pré-Natal do Alto Risco no estado do Amazonas visa reduzir mortalidade materna, fetal e neonatal, utilizar tecnologia digital de comunicação e informação, integrar equipes de atenção primária dos municípios à Plataforma digital e telemonitorar e nesse momento se constitui enquanto importante ferramenta na Planificação da Atenção à Saúde em BVR. O ambiente computacional web e móvel integrando sistemas de alerta e geoprocessamento que permite priorizar a necessidade de acesso às GAR de forma ágil e oportuna na rede de atenção materna. Após realizadas todas as etapas da gestão do cuidado na APS à gestante de alto risco, é iniciado o Telemonitoramento com a inserção das informações relevantes da paciente pelo médico da UL, juntamente com a enfermeira e gerente na plataforma do Telemonitoramento. Em dois dias obtivemos a seguinte resposta: “Bom Dia Lucas! Paciente com passado de P.E. devemos estar atentos para a recorrência. Fizeram pesquisa de proteinuria de 24h? Função renal e hepáticas preservadas. Importante sabermos da contagem de plaquetas. Paciente com mau passado obstétrico devido a P.E. que desenvolve Hipertensão Gestacional, sugiro interromper a gestação às 37 semanas, pois não há evidencias de melhores prognósticos nessas pacientes em manter a gestação além dessa IG. Sugiro interromper com 37 semanas de gestação.”Ao receber a resposta do obstetra que orientou a melhor conduta, que seria interromper a gestação com 37s de IG, foram tomadas todas decisões cabíveis junto com a coordenadora da APS, diretor da unidade hospitalar, gerente da UBS e enfermeiras da equipe para que a gestante fosse encaminhada ao hospital do município para avaliação do médico plantonista. A gerente e a enfermeira foram até a unidade hospitalar para dialogar com o médico e passar todas as informações contidas no Plano de Cuidado e parecer do obstetra. Os profissionais da unidade hospitalar prontamente sugeriram que a gestante fosse ao hospital para avaliação médica. A gestante foi avaliada e encaminhada ao centro cirúrgico para o parto cesariano. Graças a Deus e a essa integração deu tudo certo, a puérpera e RN já encontram-se no domicílio. Realizada a consulta domiciliar, ambos estão bem.

#APS #Desfecho Clínico #Gestão do Cuidado #Gerenciamento #Integração APS e AAE #Monitoramento #PlanificaSUS #Qualificação do Cuidado #Serviço de Saúde #e-Planifica
8
4
38
Visualizações
Usuário e-Planificahá 4 meses

Muito orgulho do Baixo Amazonas, os desafios são numerosos no território líquido, mas a evolução de vocês, lendo este relato, mostra que existe muita vontade da equipe em fornecer o melhor cuidado às gestantes!

0 curtidas
Usuário e-Planificahá 7 meses

Olá, Lindoneide,
Eu gostei muito do seu relato! É muito bom conhecer a sua experiência que envolve sinergia de projetos, tema muito relevante e desafiador, ainda mais no território líquido, parabéns para você e toda a equipe!

1 curtida
Usuário e-Planificahá 7 meses

Esta experiência é única. Ao fazer todas as etapas da gestão do cuidado conseguimos avaliar e prestar a assistência adequada. A sinergia entre a APS e AAE faz toda diferença neste tipo de cuidado. Fiquei muito feliz em fazer parte desta gestão do cuidado.

1 curtida
Usuário e-Planificahá 7 meses

Que maravilha Linda!! Falar dessa sinergia entre projetos é muito importante! Parabéns pela experiência compartilhada!!

1 curtida

Usuário e-Planifica

Tutor Unidade APS

UBS HERMÍNIA MARIA SIMÕES

Boa Vista do Ramos/AM

Baixo Amazonas

Participantes

SobreContatoPolítica de PrivacidadeFAQ
e-Planifica® - Todos os direitos reservados. Design por Elleven Criatividade e desenvolvido por Kidopi Soluções em Informática.