Comunidade de Práticas

Total de acessos: 5.233
Início Busca avançada
Temas mais publicados: #APS #Boas Práticas #PlanificaSUS

REABILITAÇÃO E ACESSO A SAÚDE FUNCIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE BOA VISTA DO RAMOS

BOA VISTA DO RAMOS/AM - CENTRO DE FISIOTERAPIA

O acesso à saúde é um conceito multidimensional que expressa um conjunto de características da oferta que ampliam ou diminuem a capacidade dos indivíduos de utilizar serviços de saúde. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), pessoas com deficiência enfrentam barreiras no acesso aos serviços de saúde, educação, emprego, transporte e informação. Garantido constitucionalmente o acesso à saúde é direito de todos e ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Embora existam diversas políticas públicas para fortalecer o acesso das pessoas com deficiências aos serviços de saúde, ainda enfrentam diversos desafios, tendo como principal a desarticulação das barreiras de acesso à saúde como geográficas, institucionais ou socioeconômica.
No município de Boa Vista do Ramos, o número de pessoas com deficiência física vem crescendo, e notou-se que a procura pelo serviço de reabilitação não era tão comum quanto aos demais serviços ofertados nos pontos de saúde, e em decorrência dessas informações, foram realizadas visitas domiciliares pela equipe multiprofissional ao público adscrito, com o intuito de traçarmos planos de ação para que todos pudessem ter acesso ao serviço de reabilitação física. Nas entrevistas realizadas as famílias, uns relataram não ter conhecimento do tratamento fisioterapêutico, outras que o acesso ao serviço na rede pública era difícil, entre outras dificuldades, como: desloca-se para capital do estado para realizar o tratamento, o que se tornava impossível devido a situação socioeconômica familiar e por ser longe geograficamente, além da espera para este serviço ser a longo prazo.
Diante dessas situações e com a inauguração do Centro de Fisioterapia em Boa Vista do Ramos, foi reservado um dia na semana para ofertamos tratamento fisioterapêutico continuado as pessoas com deficiência física das estratégias de saúde da família, de forma a garantir o acesso a saúde, com o objetivo de melhorar a funcionalidade, autonomia, independência e qualidade de vida.
Diante dessa perspectiva estamos podendo garantir o acesso à saúde, e consequentemente a promoção da saúde funcional. Muito ainda precisamos realizar para que possamos garantir uma atenção integral e equânime a esse público. A cada atendimento buscamos melhorar cada vez mais a qualidade de vida, a potencialização das habilidades, função motora, funções estas que implicam diretamente na dinâmica da vida da pessoa com deficiência, a família é um dos pontos mais importante para que possamos ter grandes ganhos nesse processo em construção, procuramos trazê-los cada vez mais para participar desse cuidado. Neste cenário, se faz importante, promover espaços de reflexão, diálogo, discussão e investigação científica, para que ações, programas e políticas de saúde funcional possam ser fortalecidas e aperfeiçoadas.

#Acesso #Boas Práticas #Melhoria Contínua
5
2
23
Visualizações
Usuário e-Planificahá 11 meses

Parabéns Khassiara!!

1 curtida
Usuário e-Planificahá 11 meses

Que maravilha esse trabalho de garantir o acesso à saúde de forma contínua às pessoas com deficiência. Parabéns, Khassiara!

1 curtida

Usuário e-Planifica

Tutor Unidade APS

POSTO DE SAÚDE CORAÇÃO DO LAGO PRETO

BOA VISTA DO RAMOS/AM

BAIXO AMAZONAS

Participantes

SobreContatoPolítica de PrivacidadeFAQ
e-Planifica® - Todos os direitos reservados. Design por Elleven Criatividade e desenvolvido por Kidopi Soluções em Informática.