BOA VISTA DO RAMOS/AM - UBS Hermínia Maria Simões
Estratificação de Risco Familiar realizado pela eSF001 da UBS Hermínia Maria Simões no Município de Boa Vista do Ramos-AM.
A Escala de Risco Familiar de Coelho-Savassi (ERF-CR), é um instrumento de estratificação de risco familiar, aplicada às famílias adscritas a uma equipe de saúde da família, para determinar seu risco social e de saúde, refletindo o potencial de adoecimento de cada núcleo familiar.
Trata-se de um instrumento objetivo que analisa o risco familiar, não necessitando a criação de nenhuma nova ficha ou escala burocrática para coleta de dados, sistematizando a Visita Domiciliar na Atenção Primária a Saúde (APS).
As sentinelas de risco utilizadas pela ERFCS foram selecionadas por sua relevância epidemiológica, sanitária e pelo potencial de impacto na dinâmica familiar, tais como: Acamado, Deficiência Física/Mental, Baixas condições de Saneamento, Desnutrição (Grave), Drogadição, Desemprego, Analfabetismo, Menor de 6 Meses, Maior de 70 Anos, HAS, DM e Morador/Cômodo. Através da soma dos escores de risco de cada família, as famílias são classificadas em risco menor a máximo (SR-Sem Risco (score 0-4); R1-Risco Menor (5-6); R2-Risco Médio (7-8); e R3-Risco Máximo (>9)).
“A ERF-CS oferece uma visão ampliada da família, vislumbrando ações no sentido de minimizar os agravos detectados pela Escala. Estabelece uma maneira simples, fácil e clara de priorizar as Visitas Domiciliares de acordo com o grau de risco familiar e em microáreas de maior necessidade, sem deixar de realizar a cobertura de todas as famílias. O instrumento também se apresenta como uma opção viável para o entendimento da dinâmica e do planejamento das ações da ESF no campo do ensino, sendo útil para familiarizar acadêmicos das áreas da saúde com o planejamento de ações e compreensão da interrelação entre situação de saúde, vulnerabilidade e análise de riscos” (COSTA et al (2009).