Comunidade de Práticas

Total de acessos: 5.468
Início Busca avançada
Temas mais publicados: #APS #Boas Práticas #PlanificaSUS

Integração do Compartilhamento do Cuidado entre a APS e AAE

BOA VISTA DO RAMOS/AM - UBS Maria do Socorro de O. Matos

O Compartilhamento do Cuidado é uma abordagem que reconhece a complexidade de certas situações de saúde, entendendo que soluções efetivas exigem a colaboração conjunta de diferentes profissionais e setores. É essencial dividir e construir em conjunto diagnósticos e terapêuticas, envolvendo equipes de saúde, perspectivas intersetoriais, e considerando o olhar do usuário e sua família dentro da sua própria comunidade (VIEIRA et al, 2020).
Após a implantação do PlanificaSUS no município de Boa Vista do Ramos/AM, houve uma transformação significativa na abordagem do compartilhamento do cuidado entre os profissionais das Estratégias de Saúde da Família (ESF) e da equipe multidisciplinar, composta por nutricionista, psicóloga, educador físico, assistente social e fisioterapeutas. Anteriormente, essa abordagem era realizada de forma individualizada, por meio de encaminhamentos.
Com a implementação do PlanificaSUS, todos os profissionais passaram a compreender a importância de reunir-se e estudar em conjunto os casos dos usuários que requerem um cuidado mais especializado. Utilizando os instrumentos disponíveis, passaram a elaborar o Plano de Cuidado para cada usuário de forma integrada.
Nos dias atuais, os profissionais de saúde se reúnem regularmente para construir o Plano de Cuidado dos pacientes, especialmente aqueles estratificados como alto risco. Essa prática colaborativa melhorou significativamente a assistência prestada, aumentando a eficácia na resolução dos casos dos pacientes.
Através dessas reuniões, os profissionais podem compartilhar informações e experiências, e discutir as melhores estratégias para abordar cada situação.
Dessa forma, a implantação do PlanificaSUS no município de Boa Vista do Ramos/AM promoveu uma mudança significativa na forma como os profissionais de saúde compartilham o cuidado. Através da construção conjunta do Plano de Cuidado, os pacientes, especialmente as gestantes e aqueles com maior risco, passaram a receber uma assistência mais qualificada e direcionada, resultando em uma melhoria substancial na efetividade dos cuidados prestados.

#AAE #APS #Qualificação do Cuidado #PlanificaSUS
7
3
38
Visualizações
Usuário e-Planificahá 1 ano

É de grande relevância compartilhar experiências que transformam o processo de trabalho, parabéns Aidane pelo relato!!

1 curtida
Usuário e-Planificahá 1 ano

Essa integração do compartilhamento do cuidado é de suma importância para prestar o melhor serviço aos usuários do SUS!!

1 curtida
Usuário e-Planificahá 1 ano

Parabéns Aidane! Essa integração faz toda a diferença!

2 curtidas

Usuário e-Planifica

Participantes

SobreContatoPolítica de PrivacidadeFAQ
e-Planifica® - Todos os direitos reservados. Design por Elleven Criatividade e desenvolvido por Kidopi Soluções em Informática.