Comunidade de Práticas

Total de acessos: 4.967
Início Busca avançada
Temas mais publicados: #APS #Boas Práticas #PlanificaSUS

Processo de trabalho Centrado no paciente e a Abordagem ao paciente portador de Diabetes Mellitus

PR

Qualificando o olhar ao pé insensível

Com a implantação do Planificasus e a determinação da linha de cuidados prioritária voltada a DM e a HAS em 2021, iniciamos diversas reuniões com os profissionais de diversas categorias que atuam diariamente na APS e AAE. Um dos pontos que foram surgindo com o desenvolvimento das discussões sobre o cuidado longitudinal e integral desses pacientes, foram a percepção, e posteriormente a constatação do aumento de pacientes que apresentavam feridas em MMII e que possuem o diagnóstico de DM.
Assim, também realizamos um levantamento do numero de internações que envolveram em sua AIH os procedimentos de amputação, nem como, de tratamento de feridas infectadas em pacientes com diagnostico de base DM . esse levantamento foi realizado com o apoio da sessão de auditoria e regulação da regional de saúde e posteriormente, cruzamos os dados com o que foi tabulado com o DATASUS. Assim podemos inferir que o aumento de internações estavam coerentes com as falas e percepções que as equipes da planificação identificaram nos seus territórios.
Em contra ponto a essas percepções, outra informação se fez notada: esses pacientes não estavam estratificados segundo a sua situação de risco, desse maneira não eram compartilhados junto ao Ambulatório do modelo MACC , juntamente coma equipe Das condições crônicas.
Partindo dessas informações realizamos discussões internas na regional de saúde e buscamos a articulação junto a Universidade - UENP, dentro do curso de Fisioterapia.
O Objetivo central foi ampliar a percepção e os olhares multipolos que a equipe pode utilizar dentro da configuração que das suas equipes da APS, trazendo a luz a experiência da formação dos profissionais de fisioterapia , para que esse olhar holístico possa ser ampliado e ser objeto de constante reflexão dentro das equipes.
Dentro os resultados tivemos a participação de 70 profissionais como: Enfermeiros, médicos, Fisioterapeutas e profissionais de Educação Física, bem como a troca intensa de experiências que utilizam para o enfrentamento da condição crônica e da identificação precoce do paciente que com pé insensível. Alcançamos a vinculação desses pacientes ao AAE - MACC, bem como o compartilhamento do cuidado desse paciente.
Entre as práticas partilhadas, uma destacou que é utilização do laser como técnica possível e efetiva para o fechamento de lesão cutâneas nos pacientes crônicos. Esses pacientes submetidos apresentaram o fechamento das lesões em 90 dias, isso possível ao um plano de cuidados multidisciplinar instituído pela Equipe de APS.
Tendo em vista esses resultados, tivemos a ampliação das equipes como uso da laserterapia como técnica para tratamento de feridas crônicas, passando de 01 equipe para 03.

#Acesso #Condições Crônicas #Educação Permanente em Saúde #PlanificaSUS #Planejamento
4
0
21
Visualizações

Usuário e-Planifica

Tutor Regional APS

PR

19ª Regional de saúde - Jacarezinho

SobreContatoPolítica de PrivacidadeFAQ
e-Planifica® - Todos os direitos reservados. Design por Elleven Criatividade e desenvolvido por Kidopi Soluções em Informática.